NEXA

Iniciativa pioneira Plural Chain

10/02/2021

 

A Nexa Resources criou a iniciativa pioneira Plural Chain para o setor de mineração com o objetivo de promover um ambiente mais diverso, plural, igualitário e inclusivo na indústria mineral. Idealizado pelo Empodera, grupo de afinidade que reúne colaboradores voluntários para tratar das temáticas associadas às mulheres na Nexa, em conjunto com a área de Suprimentos da empresa, a premiação visa reconhecer as melhores ações, iniciativas e projetos relacionados à pluralidade de fornecedores e terceirizados da companhia. A primeira edição será realizada virtualmente, juntamente com um workshop, dia 18 de fevereiro, às 16h, no canal da Nexa Resources no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC3koAsz3GURI9oO40fz5caQ.

Vitoria Calvi, coordenadora de Suprimentos da Nexa e líder do projeto, diz que quase metade das pessoas que atuam nas unidades da companhia são terceirizadas e fornecedores. “Para tornar nossa cultura organizacional mais inclusiva e plural, criamos o Plural Chain, que vai além de reforçar nosso posicionamento: ele é um acelerador de iniciativas que farão parte do plano de ação a ser executado entre Nexa e fornecedores. É preciso engajá-los nesse caminho e mostrar que buscamos parceiros com o mesmo posicionamento que nós. Isso fará com que nós possamos ampliar muito mais o nosso horizonte para um ambiente mais diverso”, afirma.

Para iniciar o projeto, a Nexa desenvolveu pesquisa de diagnóstico que reuniu mais de 100 fornecedores para identificar a importância de ter um ambiente mais diverso. “A pesquisa mostrou que 80% dos fornecedores valorizam as questões relacionadas à pluralidade, mas apenas 57% têm alguma iniciativa focada no tema. Esse resultado reforça a necessidade que temos de ajudar as empresas que pertencem a nossa cadeia de negócios a se transformarem e tornarem-se mais plurais junto da Nexa”, afirma Vitoria. Após a primeira premiação e workshop, o Plural Chain irá definir um plano de ação de pluralidade direcionado aos seus fornecedores, tendo como base iniciativas de curto e médio prazo que possam ser aplicadas na realidade de cada companhia.