TRABALHO REMOTO

Iniciativa #NexaEmQualquerLugar

01/04/2021

 

A Nexa acaba de lançar a iniciativa #NexaEmQualquerLugar, que significa que os colaboradores poderão aderir ao novo modelo ao longo de abril, o qual será vigente a partir de maio deste ano. A modalidade de trabalho totalmente remoto, mesmo pós-pandemia, está alinhada com a tendência de Anywhere Office (escritório em qualquer lugar), sendo uma opção para os colaboradores dos escritórios corporativos de São Paulo, Belo Horizonte e Lima (Peru). Os colaboradores de qualquer nível, inclusive estagiários e aprendizes, podem aderir à nova proposta, se a função não demandar atividade presencial.

Ao aderirem ao programa, os colaboradores receberão todo o apoio para cuidar da saúde e da postura e, até mesmo, equilibrar os custos de internet e infraestrutura necessária para o home office, com kit ergonomia e auxílio teletrabalho previstos no pacote de adesão. Segundo levantamento da Nexa, muitos colaboradores se deslocavam diariamente, antes da pandemia, até a sede da empresa com carro próprio. A mudança irá contribuir também para a redução de mais de 250 toneladas de CO2 em um ano, considerando os deslocamentos que eram feitos de casa aos escritórios de São Paulo, BH e Lima. O estudo mapeou que 83% dos colaboradores preferem uma política intensiva de trabalho remoto no cenário pós-pandemia. "Para construir a mineração do futuro, é preciso ter uma gestão mais humana e colaborativa, por meio de um modelo de trabalho flexível, que pensa no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mais produtivo e mais ágil no dia a dia", ressalta Gustavo Cicilini, Vice- Presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Nexa. 

Com o novo modelo de trabalho, os escritórios corporativos, redesenhados para permitir a presença até duas vezes na semana, passam a funcionar como ponto de apoio para momentos de interação dos times, trabalhos conjuntos e recepção de parceiros ou clientes. “Vimos que a maioria do nosso público não enxerga a necessidade de estar presencialmente no escritório mais do que duas vezes na semana. Dessa forma, com uma nova proposta de espaço, vamos eliminar os lugares fixos e investir em um design que favoreça a colaboração e a inovação dos nossos times, quando optarem por se encontrarem no escritório”, afirma Cicilini.

O movimento #NexaEmQualquerLugar também visa facilitar a vida de muitos colaboradores, que passaram a estar mais próximos da família, já que o Anywhere Office traz a flexibilidade literal de trabalhar em qualquer lugar. "Com essa mudança, diversas famílias terão a oportunidade de continuar com as rotinas que desenvolveram nesse período de quarentena e manter maior proximidade com quem desejam. Além disso, os colaboradores podem optar em viver em outras cidades ou estados distintos da base onde estão alocados”, finaliza Cicillini.

A Nexa afirma que implementará modelo de teletrabalho permanente e ampliará as seguintes iniciativas em diversas áreas: Treinamentos voltados à produtividade e cuidados com a saúde mental e física, Preparação da liderança para a transição ao modelo de gestão de times remotos, Fortalecimento de ferramentas e práticas de colaboração remota, para o desenvolvimento eficaz de projetos à distância, Mudança no modelo de gestão – acompanhamento por entregas e não por hora trabalhada e Revisão das estruturas físicas do escritório: mais espaços colaborativos e eliminação de posições fixas.