VALE

Início do comissionamento em Timbopeba

16/03/2021

 

A Vale iniciou o comissionamento para ampliar a produção, por meio de processamento a úmido, no site de Timbopeba, parte do Complexo Mariana (MG). Quando o comissionamento for concluído – são previstos dois meses de duração – a expectativa é que Timbopeba retome a operação com um adicional de sete milhões de toneladas, totalizando 12 milhões de toneladas anuais de produção de minério de ferro. 

As operações de Timbopeba foram retomadas em maio de 2020 com capacidade parcial, após suspensão iniciada em março de 2019, utilizando até então três de suas seis linhas de produção da usina de processamento. Os rejeitos gerados pelo processamento a úmido nas três linhas adicionais, em linha com requisitos e autorizações das autoridades competentes, continuarão a ser dispostos na cava de Timbopeba, uma estrutura confinada. 

A retomada de capacidade de Timbopeba é mais um passo na estabilização de produção de minério de ferro e no caminho para o retorno da capacidade produtiva de 400 milhões d toneladas anuais no final de 2022.