ESG

ICMM publica benchmarks de equivalências

10/12/2020

 

O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) publicou uma série de benchmarks de equivalência que comparam os requisitos dos Princípios de Mineração do instituto com os Princípios de Mineração de Ouro Responsável do World Gold Council (RGMPs), a Associação de Mineração do Canadá Rumo à Mineração Sustentável (TSM), a Aluminum Stewardship Initiative (ASI), a Responsible Mineral Initiative's Risk Readiness Assessment (RRA) e a Copper Mark. 

Preocupado com as partes interessadas em torno de uma produção responsável e a recente proliferação de padrões de sustentabilidade, o ICMM definiu três principais objetivos : Simplificação - para apoiar investidores, clientes e outras partes interessadas em sua compreensão de como esses padrões tratam de uma série de questões de sustentabilidade e até que ponto existem semelhanças e diferenças entre eles; Eficiência - para tornar os processos de autoavaliação e/ou validação de terceiros mais eficientes para empresas de mineração, incluindo situações em que a validação é conduzida para dois ou mais padrões ao mesmo tempo; e a Transparência - para promover a transparência em torno dos padrões e processos de validação do setor de mineração e metais. 

Os benchmarks permitem que todas as partes interessadas compreendam a cobertura dos diferentes esquemas em termos das questões que lhes dizem respeito e quaisquer pontos importantes de diferença ou divergência. Embora cada um desses padrões compartilhe os objetivos de melhorar as práticas ambientais, sociais e de governança no nível operacional, existem pontos de diferença que devem ser avaliados cuidadosamente caso a caso. 

As diferenças ocorrem por inúmeros motivos, incluindo que o ICMM e outros proprietários de padrões são organizações distintas com diferentes associações, mandatos e estruturas de governança. Os padrões que são geográficos ou específicos do produto tendem a enfatizar desafios ambientais, sociais ou de governança específicos para aquele produto ou geografia e os motivadores por trás de como e por que cada padrão foi desenvolvido são provavelmente semelhantes, mas não iguais.

Para medir o grau em que esses padrões podem variar, o ICMM trabalhou com cada executivo de todas as organizações mencionadas para avaliar de forma robusta se cada requisito individual excede, atende, atende parcialmente ou não atende aos de outro padrão. Aidan Davy, COO do ICMM, disse que a recente proliferação de padrões de sustentabilidade reflete a demanda justificável de investidores, consumidores e outras partes interessadas por evidências de que metais e minerais criticamente importantes estão sendo produzidos de forma responsável. “Essa foi uma consideração importante quando desenvolvemos os requisitos aprimorados de associação do ICMM, nossos Princípios de Mineração, e desde o início nos comprometemos a compreender o grau de alinhamento com outros padrões de compra responsável”. Davy diz ainda que o exercício de benchmarking de equivalência é uma etapa crítica para ajudar a evitar a duplicação de trabalho para as empresas que implementam um ou mais desses padrões de uma vez e, em paralelo, promove a transparência e boas práticas no setor. “Este tem sido um processo colaborativo, portanto, gostaria de agradecer aos outros proprietários do padrão por seu apoio e contribuição em cada estágio do exercício”. 

Para Terry Heymann, CFO do World Gold Council, os Princípios da Mineração de Ouro Responsável foram elaborados para estabelecer uma estrutura clara sobre o que constitui práticas responsáveis para a mineração de ouro. “Reconhecemos que há uma série de padrões que apoiam a indústria de mineração em geral e estamos satisfeitos por ter trabalhado com o ICMM para desenvolver esta tabela de equivalência, que mostra um alto grau de alinhamento. Isso deve apoiar a implementação eficiente e garantia para empresas que implementam ambas as abordagens. Além disso, também deve beneficiar investidores, consumidores e outras partes interessadas que estão, com razão, cada vez mais buscando entender como os mineiros atuam em relação aos padrões de mineração responsáveis reconhecidos”. O executivo da Associação de Mineração do Canadá (TSM), Pierre Gratton, disse que agora, mais do que nunca, os consumidores e as empresas estão focando corretamente em garantir que os materiais que estão comprando sejam fornecidos de forma responsável e a necessidade de padrões, especificamente aqueles que destacam dados de desempenho mensuráveis e compromisso com ESG, nunca foram tão importantes. “Com a variedade e o número de padrões específicos para a indústria de mineração, incluindo a iniciativa da TSM, está claro que nosso setor está tomando nota dessa expectativa e está sendo proativo no fornecimento de garantia de práticas sustentáveis, ao mesmo tempo em que trabalha para minimizar a carga sobre os mineiros, alinhando e desenvolvendo equivalências entre os próprios padrões. Estamos confiantes de que, quando combinado com o novo TSM Responsible Sourcing Alignment Supplement, que reúne os requisitos de vários padrões, incluindo os do ICMM, em um único processo de relatório e garantia, este benchmark de equivalência fornecerá informações importantes e transparentes sobre como a indústria de mineração incentiva e mede práticas de mineração responsáveis.”

A representante da Aluminium Stewardship Initiative, diretora de Impactos e Parcerias, Marieke van der Mijn, comemora o reconhecimento do ICMM ao Padrão de Desempenho ASI. “A harmonização com padrões e esquemas externos relevantes é uma parte importante das atividades de colaboração da ASI, a fim de reduzir a duplicação desnecessária e informar nosso aprendizado e melhoria contínua. Esperamos continuar trabalhando com o ICMM em equivalência conforme nossos padrões evoluem com o tempo”. 

Já Michèle Brülhart, Diretora Executiva da Copper Mark, agradece o trabalho do ICMM sobre equivalência e o passo importante que representa para o alinhamento dos programas com o objetivo comum de garantir práticas de produção mineral responsáveis. “A Copper Mark já reconhece as expectativas de desempenho do ICMM em nosso processo de garantia e estamos encorajados a ver este reconhecimento sendo estendido para a avaliação de prontidão de risco agora. A publicação dos resultados do benchmarking de equivalência fornece informações úteis para identificar eficiências em nossos respectivos processos de garantia, mas também para aprofundar a compreensão dos padrões de mineração responsáveis em diferentes grupos de partes interessadas”. 

O Vice-presidente da Responsible Minerals Initiative, Leah Butler, disse que a associação está feliz em fazer parte desses esforços para estabelecer padrões de produção e fornecimento de soluções responsáveis e aplicáveis à indústria de mineração. “Apoiamos iniciativas que aumentam a consciência das expectativas entre os padrões e incentivam o alinhamento ao longo do tempo. Isso aumenta a eficiência da capacidade da indústria de atingir as metas compartilhadas pelo RMI e pelo ICMM”. Os benchmarks publicados foram assinados/aceitos por cada associação. A lista de padrões sendo comparados com os Princípios de Mineração do ICMM não é finita, com outros padrões relevantes sendo avaliados a tempo. Cada benchmark de equivalência pode ser conferido no https://www.icmm.com/equivalency.