INOVAÇÃO

ICMM avança para veículos mais limpos

24/11/2020

 

A iniciativa Innovation for Cleaner, Safer Vehicles (ICSV) - uma colaboração inovadora da cadeia de abastecimento entre o Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) e os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) - fez um progresso significativo no sentido de compreender o que é necessário para transformar a frota atual de veículos de mineração na nova geração de veículos mais limpos e seguros de amanhã.  

As ambições da iniciativa ICSV são introduzir veículos de mineração de superfície livres de emissão de gases de efeito estufa até 2040, minimizar o impacto operacional do escapamento de diesel até 2025 e disponibilizar tecnologia de prevenção de colisão de veículos para empresas de mineração até 2025. Dois anos depois de anunciar essas ambições, oito novos OEMs se juntaram à iniciativa, elevando o número de OEMs participantes para 19. Os membros do ICMM, representando aproximadamente 30% do mercado global de metais com mais de 650 ativos, realizaram avaliações para estabelecer uma visão mais clara do progresso feito em nível local para cada meta. Essas avaliações indicam que os membros do ICMM geralmente estão nos estágios iniciais de maturidade da jornada e mostram como será o progresso para cada meta.

Nos dois anos iniciais, a iniciativa ICSV atingiu a etapa crítica de enviar fortes sinais para OEMs e fornecedores de tecnologia terceirizados sobre seus requisitos e sobre o que é necessário para acelerar o desenvolvimento e a adoção de tecnologia em toda a indústria. A iniciativa é liderada por um CEO Advisory Group que compreende cada líder da BHP, Anglo American, Gold Fields, Caterpillar, Komatsu e Sandvik, vários membros dos quais falaram para um público global no IMARC sobre o modelo único de colaboração: 

Nick Holland, diretor-executivo da Gold Fields (e presidente do CEO Advisory Group), afirma: "Há uma necessidade crítica de avançar no trabalho com veículos mais limpos e seguros na mineração, o que terá importantes benefícios de saúde e segurança e contribuirá para a necessidade urgente de descarbonizar a indústria de mineração. É reconhecido que existem medidas que podemos implementar agora, mas outras intervenções, mais impactantes, dependem de caminhos de tecnologia que ainda estão em evolução. Isso certamente levará tempo, mas a colaboração da indústria com OEMs, através do ICMM é fundamental quando buscamos essas soluções integradas, sustentáveis e de longo prazo”. 

Mike Henry, CEO da BHP, disse: "Equipamentos de mineração mais seguros e limpos são importantes para nosso povo e para o mundo. No entanto, ninguém pode lidar com isso por conta própria. A iniciativa ICSV reúne fabricantes de equipamentos e membros do ICMM para acelerar as inovações necessárias para melhorar a segurança do equipamento e reduzir as emissões. Este é um ótimo exemplo do esforço colaborativo no nível da indústria que pode ajudar a trazer a escala e o ritmo de mudança que são necessários”. 

Denise Johnson, presidente do grupo Caterpillar, afirma: "A Caterpillar está comprometida em ajudar os clientes a operar com segurança e sustentabilidade, e a iniciativa Innovation for Cleaner, Safer Vehicles está nos ajudando a colaborar ainda mais estreitamente com a indústria de mineração nessas áreas importantes. Seu progresso, até o momento, ajudou a formar um entendimento compartilhado de onde a indústria está em sua jornada e demonstra que, trabalhando juntos, podemos acelerar mais rapidamente o ritmo das mudanças”. 

Tom Butler, CEO do ICMM, afirma: "A parceria e a colaboração alimentam o desenvolvimento sustentável de longo prazo e são cruciais para enfrentar alguns dos maiores desafios de sustentabilidade da indústria de mineração. O progresso feito na iniciativa Innovation for Cleaner, Safer Vehicles tem se expandido e transmitido a confiança necessária para acelerar o nível de investimento em inovação requerido para expandir as soluções comerciais. A iniciativa beneficiará toda a indústria e está aberta a todos os OEMs que desejam se associar. "

O ICMM desenvolveu ferramentas para apoiar a indústria, OEMs e fornecedores de tecnologia de terceiros para atender às metas da iniciativa. Essas ferramentas incluem um Centro de Conhecimento ICSV que facilita o compartilhamento de conhecimento de inovações do setor, fornece recursos técnicos e práticos, incluindo estudos de caso, padrões, regulamentos e um banco de dados de tecnologia e soluções. Adicionalmente, foi publicado um conjunto de 'quadros de maturidade' que ajudam a mapear, motivar e medir o progresso face às ambições, com o intuito de estimular conversas nas empresas que impulsionem o pensamento, a tomada de decisão e a ação.

Em 2021, os membros da empresa ICMM se concentrarão na integração dos objetivos da iniciativa em seus processos de planejamento corporativo, alocando recursos internos e efetivamente aproveitando recursos externos, como sinergias com outras iniciativas da indústria e colaboração entre as empresas membros.