19/11/2020
REJEITOS

Ibram promove webinar sobre uso

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza, no dia 1° de dezembro, das 9h às 13h, o webinar “Sustentabilidade no uso dos rejeitos da mineração: economia, regulação e aproveitamento”. O encontro online pretende dialogar e promover a troca de experiências relacionadas ao aproveitamento de estéreis, rejeitos e resíduos da mineração com a participação de diversos atores da sociedade.

O objetivo é que o debate contribua para a formulação de políticas públicas, ações e programas direcionados ao tema, de forma participativa, para a promoção de uma mineração ainda mais sustentável. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo link https://www.webinaribram.com.br/

O seminário virtual será composto por três painéis e contará com a participação de consultores nacionais e internacionais, além de representantes de empresas, da academia, do governo federal e de órgãos reguladores. Na abertura, a partir das 9h, estarão presentes um representante das empresas de mineração, o presidente do Conselho Diretor do Ibram, Wilson Brumer; o Diretor Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca; e o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), Alexandre Vidigal. O painel 1 debaterá o ‘Futuro da Geração e Aproveitamento de Rejeito no Mundo’ e contará com a participação de representantes do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da mineradora Vale. O painel terá a moderação do CEO da Nexa Resources, Tito Martins.

No painel 2 serão discutidos o ‘Aproveitamento dos resíduos, estéreis e rejeitos: aspectos técnicos e econômicos’, com o objetivo de apresentar os exemplos de aproveitamento de rejeitos, geração de coprodutos e produtos, em especial para construção civil e agricultura. O painel terá representantes da academia, de empresas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os quais serão moderados pelo diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido. O último painel tem como tema ‘Aspectos Regulatórios e as necessidades de modernização de atos normativos’, com vistas a simplificar e a promover o melhor aproveitamento mineral. O painel contará com diretores da ANM e da SGM/MME, além da consultora e especialista Maria José Salum e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), Reinaldo Sampaio, os quais serão moderados pela diretora jurídica da CBMM, Renata Ferrari. O evento tem patrocínio da Vale e apoio institucional do Ministério de Minas e Energia.

Veja também

03/12/2020
REJEITOS DA MINERAÇÃO | Uso requer tecnologias inovadoras
26/11/2020
EXPOSIBRAM 2020 | Ministro elogia postura do setor na pandemia
24/11/2020
SUSTENTABILIDADE | Bahia realiza I Fórum Regional
19/11/2020
TECNOLOGIAS | Reino Unido realiza fórum na Exposibram
10/11/2020
EVENTOS | CBPM e Brasil Mineral convidam
05/11/2020
EMPRESAS DO ANO | Num ano de pandemia, quem são as eleitas?