22/04/2020
GERDAU

Guilherme Gerdau no Conselho de Administração

Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter é o novo presidente do Conselho de Administração da Gerdau. Ele é o mais jovem executivo a assumir a presidência do órgão nos 119 anos de história do Grupo. Guilherme substitui Claudio Johannpeter, que passará a ocupar a vice-presidência do Conselho de Administração da Gerdau. Durante seu período à frente do Conselho, Claudio Johannpeter dedicou-se ao planejamento da estratégia de longo prazo da companhia, que culminou na definição do projeto Futuro Gerdau, bem como à incorporação de temas como inovação, sustentabilidade e diversidade à governança da organização.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais na Unisinos e comi MBA em Kellogg School of Management, Guilherme iniciou a carreira no Grupo em 1985 e já passou por diversas posições nas áreas jurídica, comercial e operações da companhia no Brasil e nos Estados Unidos. Em 2010, Gerdau assumiu a direção executiva da Gerdau Macsteel, atual Gerdau Aços Especiais América do Norte. No ano seguinte tornou-se presidente da Operação de Negócio Aços Longos América do Norte.

No retorno ao Brasil em 2014 passou a compor a integrar o Comitê Executivo Gerdau na posição de vice-presidente executivo, coordenando as Operações de Negócio Aços Especiais e América Latina e o projeto de transformação e modernização da cultura - Gerdau 2022 –, e a liderar o Comitê de Estratégia. É também membro do Conselho do Instituto Gerdau, instituição responsável pelos investimentos sociais da empresa, e Conselheiro da Câmara Americana de Comércio (Amcham) São Paulo. "A transformação que vivemos na Gerdau é rápida e contínua. Estamos vivendo tempos em que as oportunidades aparecem mesmo nos momentos mais difíceis de mercado. Acredito muito no nosso time e na nossa capacidade de moldar o próprio futuro. A Gerdau do futuro está bem posicionada para sair ainda mais fortalecida desse momento. Mesmo com 119 anos, nossos melhores dias ainda estão por vir", disse Guilherme.