SÃO PAULO

GT vai avaliar situação de barragens

02/12/2015

 

O Governo paulista criou um Grupo de Trabalho, coordenado pela Secretaria de Energia e Mineração (SEEM), que vai elaborar um relatório com o diagnóstico das barragens de mineração e da indústria de transformação mineral existentes no Estado. O primeiro relatório deverá ser apresentado em fevereiro de 2016 e trará recomendações para as empresas responsáveis pelas barragens, visando a adequação das estruturas, adoção de novas tecnologias e a redução de riscos conforme as leis vigentes. O documento também tem que alertar as prefeituras dos municípios impactados pela exploração mineral.

“Em São Paulo, a maioria das 2.800 minas em operação são de pequeno porte, sendo que 95% delas produzem areia, brita, calcário e argila. Algumas possuem pequenas barragens de rejeito, diferentemente das barragens de minério de ferro, como na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Queremos verificar de perto a situação atual das barragens e os riscos que elas podem causar”, explica o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles. O GT criado será coordenado pelo subsecretário de Mineração da SEEM, José Jaime Sznelwar e contará com a participação das Secretarias de Meio Ambiente, de Saneamento e Recursos Hídricos e da Casa Militar.

A SEEM convida representantes do DNPM - Departamento Nacional da Produção Mineral, do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, do IG – Instituto Geológico e de departamentos da USP – Universidade de São Paulo, entre outras entidades empresarias e do governo para participar do grupo, que tem a primeira reunião agendada para os 15 dias iniciais de dezembro.