COVID-19

Geologia perde Otto Bittencourt

01/04/2021

 

A pandemia Covid-19 vitimou mais um grande profissional da geologia: na tarde deste 31 de março, no Rio de Janeiro, faleceu o geólogo Otto Bittencourt Neto. Formado em geologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Otto teve uma vasta trajetória profissional, principalmente no setor público. Fez parte da equipe do Projeto RADAM, de mapeamento de recursos minerais da Amazônia, atuou por mais de 30 anos na CPRM, da qual foi presidente do Conselho de Administração, foi diretor-geral Adjunto do DNPM, secretário de Minas e Metalurgia do MME, diretor de recursos minerais da Indústrias Nucleares Brasileiras (INB). 

Quando assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração da CPRM, Otto Bittencourt Neto afirmou: “Minha experiência pode ser útil nesse momento de discussão sobre o futuro da CPRM, que deve passar a ter uma visão global para ser referência em geociências no mundo.” Na ocasião, ele destacou também que é preciso dinamizar a transferência do conhecimento produzido pela empresa para a sociedade, principalmente, sobre o potencial mineral e recursos hídricos no Nordeste. Dirigindo-se aos empregados e colaboradores do SGB-CPRM, ele afirmou: “Vocês fazem um trabalho excepcional para o Brasil. Não tenho dúvida que nosso trabalho é importante para contribuir e acelerar o desenvolvimento do país”. 

Em 2019, por ocasião da comemoração dos 50 anos da CPRM, ele foi um dos homenageados. 

 

Correção de informação: na matéria “Geologia – Covid-19 leva Toniatti e José Tadeu”, esclarecemos que Giovanni Toniatti não foi vítima da Covid-19 mas de “embolia pulmonar”, quando estava internado. A notícia foi corrigida por Emanuel Barbosa, citando informações dos familiares.