14/05/2020
ORE SORTING

GE21 cria nova área de negócio

O Grupo GE21 apresenta seu novo negócio, a GE21 Sensor Based Sorting (GE21 SBS) para projetos e serviços de ore sorting (separação mineral), que envolve tecnologia de última geração e sensores de alta resolução em aplicação no mercado: Fluorescência de Raios-X (XRF), Transmitância de Raios-X (XRT), Ópticos de Alta Resolução (RGB) e infravermelhos (NIR), incorporando equipamentos de alto desempenho e resistência especialmente adaptados ao ambiente agressivo, usual na mineração.

Com a novidade, o Brasil passa a ter completa avaliação técnica da aplicação de ore sorting, através de serviços e equipamentos para soluções individuais ou compostas, que vão da avaliação inicial, ensaios exploratórios (Proof of Concept), ensaios bulk e piloto, até projetos de geometalurgia, estudos técnico-econômicos e projetos de engenharia de processos.

As soluções podem ser aplicadas nas áreas de: Pré-concentração, enriquecimento e concentração final para uma larga gama de minérios, minerais energéticos, minerais industriais e cadeia de aciaria (ex. “lump ore” de ferrosos, metais básicos e preciosos, carvão mineral, rocha calcária, fosfatos, terras raras, quartzo, gemas, feldspato, espodumênio, talco, magnesita, escórias e agregados); Pré-concentração após britagem para retirada de baixo teor ou rocha estéril (waste rejection), ou separação direta do produto; Qualificação de produtos minerais por redução de contaminantes; Aproveitamento de materiais de baixo teor, pilhas de minérios marginais e material de desenvolvimento de lavra subterrânea através do enriquecimento e seleção de minerais valiosos; Aplicações principais em ore sorting de minérios, formação de blends, controle de teores e reciclagem de resíduos sólidos urbanos.

Segundo a GE21, a tecnologia apresenta muitos benefícios econômicos. A pré-concentração reduz, por exemplo, custos de transporte, insumos, energia, disposição de rejeitos, consumo de água e consequente impacto ambiental, entre outros, permitindo um payback acelerado e maximização do VPL.

Na equipe técnica e comercial da GE21 SBS estão o geólogo Johan Van der Stricht MSc e os engenheiros Karl Torres e Paulo Roberto Bergmann, que terão ainda a consultoria dos engenheiros Harald Kroog, da Green Process Solutions (tecnologia COMEX-Group) e Manfred Berghofer da BTW Binder GmbH (tecnologia Redwave), participando de todas etapas do projeto, testes, venda e pós-venda. Maiores informações através do e-mail contatosbs@grupoge21.com.

Veja também

29/04/2020
ENGENHARIA | Pöyry cria unidade para OPEX
12/09/2019
ENGENHARIA | Ramboll é bicampeã na UFMG
25/04/2019
TECNOLOGIA MINERAL | GE 21 cria novo departamento