HYDRO

Gás natural na refinaria de Barcarena

20/04/2021

 

A Hydro assinou um Memorando de Entendimentos com a New Fortress Energy (NFE), para substituição da maior parte do seu consumo atual de óleo combustível na refinaria de alumina Alunorte, em Barcarena (PA), por gás natural, uma energia mais limpa. O fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) para Barcarena pela NFE está previsto para começar em 2022.

A Hydro irá adaptar o processo de calcinação e parte da geração de vapor da Alunorte para trocar o óleo combustível pelo gás natural como fonte de energia. O projeto é parte da estratégia climática da empresa e de seu compromisso global de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 30% até 2030. 

Pelo memorando, a NFE deverá entregar, anualmente, uma quantidade mínima acordada de gás natural à refinaria, por um prazo de 15 anos. O gás tem como origem um terminal de regaseificação de GNL, que ficará localizado próximo à Alunorte, em Barcarena (PA). A refinaria será uma importante consumidora de gás no Pará e, portanto, uma viabilizadora da instalação de GNL no estado. "Estamos comprometidos em impulsionar a sustentabilidade e as melhores práticas da indústria para reduzir o impacto ambiental de nossas operações. A Hydro está apoiando o uso de GNL e gás natural no Pará. O acesso ao GNL possibilitará uma operação mais sustentável para a empresa, e permitirá também que outras indústrias e consumidores tenham acesso ao gás natural no estado", afirma John Thuestad, vice-presidente executivo da área de negócios de Bauxita e Alumina da Hydro. O acordo proposto está sujeito à obtenção de parcerias comerciais e da documentação final entre as partes.