MEIO AMBIENTE

Fundação ArcelorMittal promove concurso

16/06/2021

 

A Fundação ArcelorMittal promove a 29ª edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2021 e recebe inscrições até o dia 30 de junho. Todo o processo (inscrição, formação de professores e entrega dos projetos) será 100% online e o tema deste ano é "O desafio do lixo: Como Podemos ser mais sustentáveis?”. Os alunos terão que desenvolver projetos com foco em soluções de impactos do lixo, estatísticas, saneamento básico e a sua ligação com a pobreza e a fome.

A perspectiva da Fundação ArcelorMittal, em relação ao projeto é contribuir na formação de um time de cientistas-mirins que compreendam a importância das pautas ambientais, para que, a partir do pensamento científico, possam propor soluções para os problemas de suas comunidades. O projeto ainda leva em consideração a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, possibilitando aos estudantes a compreensão dos problemas mais urgentes de nossa sociedade. "A participação efetiva e segura de crianças e adolescentes foi à premissa principal neste ano", explica Herik Marques, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal.

A premiação quer que os estudantes desenvolvam reflexões e atuação em relação ao desperdício. Grande parte do lixo descartado em todo o mundo é comida, que poderia sanar a fome de muitas pessoas. "Queremos estimular os estudantes a pensarem como disseminar o cuidado e a conscientização sobre a geração de lixo em suas comunidades. Como ter um consumo mais consciente? Como gerar menos resíduos?", aponta Marques. 

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e de Meio Ambiente. O projeto já beneficiou 4,7 milhões pessoas de 35 municípios beneficiadas. Mais informações pelo site https://www.fundacaoarcelormittal.org.br/premio2021.