28/11/2019
FORUM BRASIL MINERAL

Fortalecimento do setor requer união de todos

Com a presença de mais de 150 executivos e dirigentes do setor, foram realizados ontem o 5º. Forum Brasil Mineral e a cerimônia de Premiação das Personalidades do Ano do Setor Mineral, eventos organizados pela revista Brasil Mineral.
 
Durante o Forum, realizado em duas etapas, dirigentes de entidades (Wilson Brumer, presidente do Conselho Diretor do Ibram, Victor Bicca, Diretor Geral da ANM, Paulo Camillo Penna, presidente da ABCP/SNIC, Fernando Valverde, presidente da Anepac e Rodrigo de Oliveira, presidente da CSCM/Abimaq), bem como os profissionais eleitos como Personalidades do Ano procuraram responder à questão principal colocada, que é: “A mineração está em risco?”. Os debates foram mediados por Maria José Salum, conselheira da Brasil Mineral, e pelo editor da publicação, jornalista Francisco Alves.
 
Para os dirigentes de entidades que participaram do Forum, a mineração está sendo desafiada e precisa mudar sua postura, métodos e procedimentos, além de agir de forma coordenada, unindo todos os interesses sob um mesmo propósito: a defesa e fortalecimento do setor. 
 
Já as Personalidades do Ano do Setor Mineral afirmaram que é preciso se aproximar cada vez mais das comunidades onde a mineração está inserida, estabelecendo diálogos permanentes, verificando expectativas e contribuindo para que essas comunidades possam se desenvolver social e economicamente. 
 
Personalidades do Ano 
 
O evento foi marcado, também, por uma homenagem especial ao engenheiro de Minas e Metalurgista José Mendo M. de Souza, ex-dirigente do Ibram falecido recentemente, por sua contribuição ao desenvolvimento do setor mineral brasileiro. 
 
Em seguida foi realizada a entrega dos troféus Personalidades do Ano do Setor Mineral de 2019, eleitas através de votação direta do público da revista Brasil Mineral. Os premiados deste ano foram: Juvenil Félix, (na categoria Pioneiros da Mineração), que recebeu o troféu das mãos do presidente do Conselho Diretor do Ibram Wilson Brumer; Christian de Andrade (categoria Minerais Não-Ferrosos), cujo troféu foi entregue pelo conselheiro Arthur Pinto Chaves; Fernando Greco (categoria Exploração Mineral), que recebeu o troféu de Dalmo Pereira, Diretor da Geosol; Beck Nader (Engenharia/Tecnologia Mineral), cujo troféu foi entregue por Maria José Salum; Sandra Maia (categoria Agregados), troféu entregue por Fernando Valverde, da Anepac; Paulo Serpa (categoria Minerais Industriais), sendo o troféu entregue por Victor Bicca, da ANM; César Torresini (categoria Metais Preciosos), que recebeu o troféu de Antenor Firmino Silva Júnior, conselheiro da Brasil Mineral; e Paulo Misk (na categoria Minerais Ferrosos), que recebeu o troféu das mãos do presidente-executivo do Ibram, Flávio Penido.
 
Para assistir à integra da cerimônia, que foi transmitida ao vivo, clique aqui.

Veja também

20/11/2019
FORUM BRASIL MINERAL | Últimos dias para reserva de lugares
13/11/2019
FORUM BRASIL MINERAL | Em debate, os riscos da mineração
28/10/2019
PERSONALIDADES DO ANO | Veja quem foram os eleitos em 2019
18/10/2019
PERSONALIDADES DO ANO | Tem início o processo de votação
21/08/2019
PRODUÇÃO MINERAL | Concentração no setor se mantém elevada
11/07/2019
MINERAÇÃO E COMUNIDADES | O impacto da paralisação de empreendimentos
04/07/2019
MINERAÇÃO & COMUNIDADES | Como a mineração está tratando dos ODS?
19/06/2019
EMPRESAS DO ANO | Resiliência marca festa de premiação