29/09/2020
LUNDIN MINING

Falta de energia interrompe operações

A Lundin Mining interrompeu a atividades de processamento na mina de cobre e ouro a céu aberto Chapada, no estado de Goiás. A operação sofreu uma queda de energia na manhã do dia 27 de setembro. Quando a energia foi restaurada, o sistema de proteção na principal subestação elétrica da operação falhou, resultando em danos significativos aos quatro motores do SAG (moinhos semi-autógenos) e do moinho de bolas.

A empresa avalia a extensão dos danos aos motores, mas os primeiros indícios indicam a remoção dos equipamentos do local para extensos reparos. A operação possui dois motores sobressalentes, sendo que apenas um está no local. A Lundin Mining calcula uma retomada gradual do processamento usando esses dois motores; no entanto, não se espera que as taxas de processamento completas sejam alcançadas por um longo período de tempo.

Para 2020, a produção, o custo de caixa e o dispêndio de capital para a mina Chapada foram suspensos. Além de avaliar uma retomada do processamento em etapas, a Lundin fará a manutenção planejada e concentrará a mineração nas atividades de remoção e desenvolvimento de resíduos. 

A companhia possui seguro contra interrupção de atividades e avaliará a aplicabilidade do seguro e os períodos de espera relevantes para decidir se fará uma reclamação. Não houve feridos ou danos ambientais. A Lundin Mining fornecerá informações adicionais e atualizações sobre a orientação da operação para 2020, conforme apropriado.