CPRM

Estudo sobre materiais de construção no RS

18/01/2017

 

A Superintendência Regional de Porto Alegre lançou o Informe de Recursos Minerais sobre Materiais de Construção Civil da Região Metropolitana da capital gaúcha. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul (Senge) e teve o objetivo de divulgar os resultados das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto que são de interesse do setor mineral gaúcho.

Responsável pela apresentação do trabalho, o geólogo Michel Marques Godoy abordou o interesse da CPRM em divulgar números disponíveis no estudo com o intuito de fomentar o mercado de insumos para construção civil. O encontro debateu também alternativas para compatibilizar o local de exploração de insumos minerais com o planejamento territorial dos municípios. Eduardo Camozatto, superintendente regional de Porto Alegre, citou a importância do estudo, que oferece parâmetros geológicos para futuros trabalhos junto à Secretaria de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul, além de prefeituras e outras instituições do estado.

O evento contou ainda com a participação de empreendedores do setor mineral do Rio Grande do Sul, além de representantes de prefeituras e instituições públicas de Porto Alegre. Estiveram presentes também no lançamento do estudo Carlos Augusto Almeida, diretor de Gestão Territorial e Fontes de Energia Alternativas da Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul; Nanci Giuno, diretora de Apoio e Qualificação Profissional do Senge; e Fernanda Garcia, assessora da Diretoria de Gestão Territorial, da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).