08/07/2015
AÇO

Estudo do Platts CSSI indica queda no preço até junho

Segundo levantamento recente realizado pela Platts China Steel Sentiment Index (Platts CSSI) o preço do aço despencou no primeiro semestre, enquanto expectativas sobre encomendas domésticas durante julho também caíram, atingindo 26,5 pontos dentro de 100 possíveis. "Os preços do aço na China estavam em queda livre, em junho apesar de os preços do minério de ferro estar ligeiramente mais fortes", disse Paul Bartholomew, editor-chefe de aço e matérias-primas da Platts. "Portanto, empresas de moagem e comerciantes estão pessimistas sobre as perspectivas de uma recuperação de preços em curto prazo”.

O índice de julho de novas encomendas caiu 15,7 pontos em relação ao nível de 42,2 de junho e foi à leitura mais fraca desde o Ano Novo chinês em fevereiro de 2015. A perspectiva para os preços de aços planos e aços longos ficou abaixo do limite de 50 após três meses de grandes expectativas. As projeções para as novas encomendas de aço no mercado interno caíram pelo segundo mês consecutivo, de 43,2, em junho, para 26,2 em julho; As expectativas de encomendas de exportação foram quase passaram de 29,9 para 28,3.

A produção de aço bruto saltou de 44,4 para 50 entre os meses de junho e julho deste ano, enquanto as expectativas para os estoques de aço detidos pelos operadores subiram 3,8 pontos no período de junho para 42,4. "Apesar das fortes exportações de aço fora da China este ano, usinas e traders parecem pessimistas quando perguntados sobre julho", disse Bartolomeu. "Talvez isso seja por causa do grande número de casos internacionais de comércio contra as importações de aço chinês atualmente em curso."