PERFURATRIZES

Epiroc lança atualização do Pit Viper

21/01/2021

 

A Epiroc lançou o RCS (Rig Control System) versão 4.20, o próximo passo evolutivo na direção da perfuração para desmonte de rochas baseada em dados. O novo modelo é a atualização do consagrado sistema de automação para perfuratrizes Pit Viper, e inclui uma gama de aperfeiçoamentos tais como dados em tempo real, otimizações para a função AutoDrill e o “Time Usage Model” (Modelagemdo Tempo de Utilização). 

O RCS 4.20 traz novos recursos em busca do aumento de produtividade nas operações de perfuração para desmonte de rochas. A Modelagem do Tempo de Utilização divide as horas que o equipamento é (ou não) utilizado em categorias e divisão hierárquica, de forma que os KPIs de produtividade possam ser analisados e comparados segundo os mesmos padrões e critérios, avaliando assim o desempenho das pessoas e do equipamento ao longo do tempo oferecendo parâmetros de referência para impulsionar a melhoria contínua. Também traz otimizações na coleta e análise de dados da operação em tempo real, contribuindo assim para a tomada de decisões mais rápidas. "Antes de seu lançamento, colocamos o RCS 4.20 em teste em vários ambientes ao redor do mundo. Nossos clientes parceiros participantes testemunharam aumentos em suas taxas de produtividade de perfuração" afirma Tyler Berens, Diretor de Automação, Divisão de Mineração de Superfície da Epiroc.

Outra vantagem da Modelagem do Tempo de Utilização está em permitir o carregamento das programações para atividade da perfuratriz diretamente no RCS. O modelo permite uma camada extra de dados contextualizados em relação aos históricos de operação da máquina. As minas poderão analisar o tempo de produção efetivo assim como o de inatividade e atrasos operacionais. Enfim, terão uma visão completa da performance em cada turno. Outro destaque está nas melhorias para o sistema AutoDrill 2, que aumentam a eficiência e a produtividade. O AutoDrill controla os parâmetros da Pit Viper para garantir um nível de perfuração ideal, na maior velocidade possível, além da limpeza do furo, através do controle de ar comprimido e a supressão de poeira. O sistema também assegura que a perfuratriz sempre se posicione corretamente. “Sabemos que o RCS pode proporcionar o aumento da eficiência, boas tomadas de decisão, resultados previsíveis e processos repetíveis”, complementa Berens. “Esta versão RCS 4.20 dá continuidade à nossa tradição de atualizações regulares de software para elevar o teto da excelência operacional de nossos clientes de mineração.” O RCS tem sido o sistema operacional chave nas perfuratrizes Epiroc desde 1998 e agora está em sua quinta geração.