TECNOLOGIA

Epiroc e Ericsson formalizam parceria

17/01/2019

 

A Epiroc assinou um acordo de cooperação com a fornecedora de tecnologias em telecomunicações Ericsson para o desenvolvimento de aplicações de conectividade sem fio através das tecnologias LTE e 5G voltadas à indústria de mineração. A indústria mineral busca cada vez mais a digitalização e automatização de suas operações com o objetivo de aumentar a produtividade, a segurança do operador e reduzir os custos. Isto inclui, por exemplo, operar remotamente as máquinas em uma mina, a partir de uma sala de controle, incluindo a coleta e análise de dados de desempenho para otimizar sua performance. 
 
A Epiroc e a Ericsson concordaram em trabalhar juntas para fornecer aos clientes de mineração soluções LTE (Long-Term Evolution) de alto desempenho e tecnologia móvel 5G. "Estamos felizes em trabalhar em parceria com a Ericsson para que nossos clientes de mineração possam obter a conectividade sem fio mais confiável e de alto desempenho possível", disse Helena Hedblom, vice-presidente sênior de mineração e infraestrutura da Epiroc. “Esta é uma etapa crucial em nosso trabalho contínuo para garantir que os clientes de mineração obtenham todos os benefícios, incluindo maior produtividade e melhor segurança, possibilitada pela digitalização e automação.”
 
As principais vantagens das soluções LTE e 5G em comparação com outras soluções sem fio incluem melhor cobertura, maior confiabilidade e maior segurança, especialmente quando as máquinas estão na mesma área e compartilham informações. A tecnologia pode ser aplicada em minas subterrâneas e a céu aberto e já foi validada nas máquinas da Epiroc na mina de testes da empresa em Kvarntorp, na Suécia. Mais testes serão feitos antes de fornecer as soluções aos clientes.