METAIS PRECIOSOS

Entidades apóiam lançamento da LMEprecious

10/08/2016

 

O World Gold Council (WGC), a London Metal Exchange (LME) em parceria com o Goldman Sachs, ICBC Standard Bank, Morgan Stanley, Natixis, OSTC e Societe Generale querem introduzir um conjunto de metais preciosos a ser negociados em bolsa.

A iniciativa foi motivada pela necessidade de uma maior transparência do mercado, para dar suporte e ajudar a mudança regulatória em curso e assim proporcionar maior valor aos metais, acesso ao mercado e tornar gestão e negociação de capital mais eficientes.

A LMEprecious será desenvolvida para atender a todos os interesses do mercado e reforçar o mercado de Londres. O anúncio segue longo processo de engajamento dos interessados no mercado e usuário. A  LMEprecious foi concebida com base em ampla consulta junto aos interessados e discussões avançadas com outras instituições que apoiam a iniciativa.

O Chefe Executivo do WGC, Aram Shishmanian, disse : "Este é outro passo importante na modernização do mercado de ouro. Ele irá reforçar a posição de Londres no mercado global de ouro, o que lhe permite satisfazer as necessidades de todos os participantes, atrair novos players e satisfazer os mais elevados padrões de conformidade regulamentar”. "Estamos orgulhosos de ter sido o catalisador para esse processo, definir as novas capacidades de negociação e estimular o engajamento do mercado. Estamos confiantes de que a nova oferta será implementada e apoiada pelo mercado com sucesso”.

Inicialmente, o LMEprecious atenderá diariamente e, posteriormente, com a opção mensal para negócios com ouro e prata. Mais adiante, os contratos irão incluir platina e paládio. Todas as negociações serão centralizadas no LME Clear, câmara de compensação em tempo real, e alavancar a infraestrutura de entrega existentes do mercado de Londres.

Os bancos participantes nesta iniciativa irão atuar como provedores de liquidez para os contratos preciosos para garantir a determinação de preços eficiente e estabelecer a profundidade do mercado. Outros participantes do mercado estão abertamente convidados a participar no apoio e partilha no sucesso dos novos contratos. LMEprecious vai lançar no primeiro semestre de 2017, na sequência de um amplo processo de integração e testes com os participantes e sujeito a aprovações regulatórias.