ENGENHARIA DE MINAS

Encontro discute responsabilidade socioambiental

11/11/2015

 

Sob o tema “Inovação e Responsabilidade Socioambiental”, está sendo realizado em São Paulo, até o dia 14 de novembro, o XI Engminas (Encontro Nacional de Engenheiros de Minas”, organizado pela Faemi (Federação das Associações de Engenheiros de Minas) e Apemi (Associação Paulista de Engenheiros de Minas).

Durante a cerimônia de abertura do evento, realizada no dia 10 de novembro, foi solicitado um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente com as barragens de rejeito da Samarco, em Minas Gerais.

Também foi prestada uma homenagem ao engenheiro de minas Décio Casadei, primeiro presidente da Faemi e lembrado o nome do engenheiro Ayrton Sintoni, ex-presidente da Apemi e cuja atuação foi decisiva para a inserção da Faemi no sistema CREA/CONFEA. Segundo o subsecretário de Mineração do Estado de São Paulo, José Jaime Sznelwar, que participou da mesa de abertura, Sintoni foi responsável pela inserção da mineração na estrutura de organização dos municípios. Ele reiterou que o engenheiro de minas é o responsável pelo bom aproveitamento dos bens minerais existentes no País e responde tecnicamente pela atividade de lavra e beneficiamento mineral, sendo quem assina o RAL (Relatório de Atividade de Lavra) que as empresas têm que apresentar ao DNPM.

Já o presidente do CONFEA, José Tadeu da Silva, disse que os engenheiros são responsáveis pelo aproveitamento dos recursos naturais sem causar danos ao meio ambiente e lamentou que, no País, não haja engenheiros em posição de decisão, já que a maioria dos cargos públicos é ocupada por não técnicos. Ele também disse que a qualificação e a regulamentação das profissões técnicas são fundamentais, para não colocar em risco a sociedade. E que a profissão regulamentada permite responsabilizar os que cometem negligência imprudência e imperícia.