FIOL

Em abril, leilão para obras do trecho 1

30/03/2021

 

O leilão para conclusão das obras do trecho 1 da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), que liga Caetité e o Porto Sul, em Ilhéus, acontece no próximo dia 8 de abril. Adversários do projeto alegam que o projeto “assusta” a população próxima do Porto Sul em Ilhéus e seria desnecessário, já que o escoamento de minérios vindos de Caetité, principal objetivo deste primeiro trecho, poderia ser feito pela Ferrovia Centro-Atlântica, operada pela VLI.

O deputado estadual Antonio Henrique Junior (PP) defende o projeto e diz que “Não nos curvaremos aos interesses obscuros de grupos empresariais que tentam manipular a opinião pública e prejudicar o leilão da Fiol”, disse na Assembléia Legislativa. 

O leilão deve atrair investidores internacionais, em particular chineses, mas também operadores logísticos brasileiros, como a VLI, formada pela Vale, Mitsui, FI-FGTS, Brookfield e BNDES, e a Rumo, do grupo Cosan, além da Bamin (Bahia Mineraçao), que já obteve concessão federal para operar o Porto Sul.