ABPM

Eleito novo Conselho Diretor

27/09/2018

 

A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM) elegeu seu novo Conselho Diretor no último dia 20 de setembro. O novo presidente da entidade é Luis Maurício F. Azevedo e o vice-presidente é João Luiz Carvalho. 
 
Os novos diretores são Marcos André Gonçalves, Guilherme Simões Ferreira, Antônio Vessani, Wilson Antônio Borges e Washington Rydz Santana. 
 
Luis Azevedo é geólogo (UFRJ) e advogado (UCAM) e possui pós-graduação na PUC. O novo presidente tem 32 anos de experiência no setor mineral e é sócio e fundador da FFA Legal, diretor executivo da OZ Minerals Brasil, Harvest Minerals, Jangada Platinum (AIM), COO da Five Star Diamond e diretor não executivo da Talon Metals (TSX). Já o vice-presidente João Luiz N de Carvalho é Eng. Geológo (UFOP), Gestão de Projetos (FDC), MBA de Negócios pela FGV, MBA-CEO FGV, membro do CEO Insights FGV, tem 26 anos de experiência no setor mineral, e atualmente é sócio e presidente da GEOPAR – GEOSOL Participações SA, conselheiro das Fundações FG (F. Gorceix) e FVD (F. Victor Dequech), membro do board das Empresas SGS-GEOSOL e GEOSEDNA.
 
A diretoria conta com o geólogo (UFRJ) Marcos André Gonçalves, com mestrado em Geociências pela Unicamp e MBA pela FGV/RJ. Possui 25 anos de experiência em mineração. Atualmente, além do cargo de presidente da Codelco no Brasil, atua como diretor da ADIMB e ABPM, e presidente da CBRR. Já Guilherme Simões Ferreira é advogado (UDF), com MBA em Gestão Empresarial (FGV), com 16 anos de experiência no setor mineral, e atualmente exerce o cargo de gerente geral jurídico na Nexa Resources, conselheiro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), e coordenador da Comissão Jurídica do IBRAM. Formado em 1977 (UnB), o geólogo Luiz Antônio Vessani é sócio fundador e presidente da Empresa de Desenvolvimento em Mineração e Participações Ltda (EDEM) e vice-presidente da Terra Goyana Mineradora Ltda (TGM). 
 
Os dois últimos diretores eleitos são Wilson Antônio Borges, contador, pós-graduado, 33 anos de trabalho no setor mineral e presidente da Câmara Setorial Mineração CASMIN/FIEG, diretor Sindicato das Indústrias Extrativas de Goiás e DF (SIEEG) e Washington Rydz R. Santana, geólogo (UFBA), MSc em Exploração Mineral (Imperial College, London-UK), MBA (UFBA), com mais de 45 anos de experiência em gerenciamento técnico e administrativo em empresas do setor mineral, principalmente CPRM, FERBASA, CBPM, COO da BEMISA e CEO da WRYDZ GEOSERVICES LTDA, atualmente na área de Economia Mineral e Oportunidades de Negócios da CBPM.