12/02/2020
CMOC

Doação de equipamento a universidade

A CMOC realizou doação de equipamentos de processo industrial para a Universidade Federal de Catalão (UFCat) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do meio acadêmico regional, por meio do fomento curricular e também da capacitação da mão-de-obra. As máquinas serão utilizadas em aulas práticas e beneficiarão cerca de 500 alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Minas - futuros candidatos a diversas funções na companhia. 
 
O Britador de Mandíbulas em escala piloto e a Célula de Flotação de Bancada foram usados pela CMOC nos últimos dez anos e estão em perfeito estado de conservação. "Os dois equipamentos são essenciais para operação de beneficiamento de minérios - o Britador de Mandíbulas, na redução da matéria-prima em fragmentos menores; e a Célula de Flotação de Bancada, responsável pelo processo de concentração de caráter físico-químico, que tem por finalidade a adição de bolhas de ar no meio para que elementos que estão suspensos ao líquido juntem-se às bolhas, formando dessa maneira uma espuma concentrada. Um atua no início da cadeia de mineração e o outro no final", explica Wanderson Borges Júnior, coordenador do Laboratório Metalúrgico da CMOC. 
 
Os equipamentos irão ajudar os alunos nas aulas práticas sobre mineração da universidade. "Os alunos poderão colocar em prática o que só foi visto na teoria, agregando conhecimentos, ou seja, compreendendo e praticando. Irão viver situações que nem sempre estão descritas nos livros e desenvolverão raciocínio rápido, aumentando ainda mais seu repertório de recursos". 
 
Os equipamentos são avaliados em R$ 7 mil, foram retirados da CMOC e serão alocados em laboratório das Engenharias, no campus da Federal da cidade. 
 
O diretor pro tempore da Unidade Acadêmica de Engenharia da UFCat, Antover Panazzolo Sarmento, afirma que a doação é benvinda e que a UFCat realizará adaptações para receber as máquinas. "Prepararemos o local, as tomadas necessárias e a instalação de ar comprimido (para a flotação). Tão logo, esperamos poder utilizá-los em nossas aulas práticas". Os 250 alunos de Engenharia de Minas utilizarão os equipamentos em aulas práticas; os outros 250 alunos, de Engenharia Civil, poderão ver como funciona o processo de britagem, preparar amostras para utilização em pesquisas e em aulas práticas de materiais de construção. "A junção de aulas práticas às teóricas é primordial para a formação consistente do estudante, pois oferece conhecimento na prática e favorece melhor assimilação do conteúdo e suas aplicabilidades", afirma Antover. 

Veja também

11/03/2020
MINERAÇÃO SUSTENTÁVEL | Anglo American firma contrato para energia solar
19/02/2020
RESPONSABILIDADE SOCIAL | Imerys recebe medalha de ouro no PA
19/02/2020
ESTÁGIO | CMOC oferece 25 vagas para 2020
23/01/2020
ANGLOGOLD ASHANTI | R$ 8 milhões para projetos sociais
16/01/2020
NIÓBIO | CMOC melhora sistema de gestão
09/01/2020
VALE VERDE | Programa reconhecido pela Unesco