ACIDENTE

DNPM contrata consultores emergencialmente

02/12/2015

 

O Diretor-Geral Interino do DNPM, o geólogo Telton Elber Corrêa visitou no último dia 25 de novembro o local do acidente provocado pelo rompimento da barragem do Fundão, da Samarco, em Mariana (MG). Corrêa queria verificar “in loco” como está o andamento das obras emergenciais que estarão sendo feitas nas barragens de Santarém e Germano.

Segundo o Diretor, o trabalho tem como foco neste momento o Estado de Minas Gerais, onde 20 consultores contratados em regime de urgência fiscalizarão as obras em Santarém e Germano. Atualmente há 17 técnicos da ‘força-tarefa” montada para atendimento à emergência. “Nós viemos aqui para acompanhar o trabalho da Samarco, que está fazendo as obras de recuperação e monitorando as estruturas remanescentes”, afirmou Telton Corrêa, ressaltando que uma equipe de fiscalização do DNPM acompanha diariamente o processo.

De acordo com Telton Corrêa, os novos consultores devem auxiliar ainda na reavaliação do risco das atividades das mineradoras. “Nós também precisamos avaliar toda a legislação, toda essa parte do risco, então vamos contratar consultores para que eles possam também nos auxiliar nesse estudo em relação às barragens de mineração”, explicou.

Corrêa afirmou que o DNPM é responsável pela fiscalização dos documentos apresentados pelas mineradoras. “A empresa é responsável pela segurança da barragem e pela elaboração dos projetos de segurança, e nós vamos acompanhar isso. Vamos exigir que todas as empresas tenham esse relatório em dia, que garantam a segurança de suas barragens. Essa é a nossa obrigação”, pontuou. A respeito das estruturas físicas das barragens, o Diretor interino do DNPM disse que são de responsabilidade do Estado, já que a licença é concedida por tal. A fiscalização dos recursos hídricos utilizados, por sua vez, cabe à Agência Nacional de Águas (ANA). “É uma responsabilidade compartilhada. São obras muito complexas, que envolvem várias instituições públicas”.