CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Digitalização e sustentabilidade na mineração: conexão na prática

27/07/2021
Artigo por Jorge Davo.

 

Por Jorge Davo *

Apoiando cerca de 45% das atividades econômicas mundiais, o setor de mineração é essencial em diversas cadeias produtivas, fornecendo recursos que permitem melhorar a infraestrutura e qualidade de vida para bilhões de pessoas ao redor do mundo. Assim como várias outas indústrias, o setor de mineração também segue tendências de digitalização, tecnologia e busca ser cada vez mais sustentável, eficiente e econômico. 

Nos últimos meses, em que estamos diante de um cenário difícil de restrições econômicas e operacionais relacionadas à pandemia Covid-19, um aspecto positivo que posso ressaltar é que vivemos um salto no uso de tecnologia no setor de mineração. As inovações de processos, em soluções químicas e digitais, com foco na sustentabilidade e no aumento da performance, já trouxeram avanços e benefícios que devem se estender ainda mais no curto e no longo prazo. Mas você deve estar se perguntando: como tudo isso se conecta? Como tudo acontece na prática? 

Um exemplo que considero inovador e relevante é com relação ao uso de inteligência artificial (IA) na mineração. Na BASF, agregamos o “Digital Mining” (mineração digital, em tradução livre) ao nosso portfólio de soluções para a indústria de mineração para a qual já contribuímos por meio de nossos produtos químicos atendendo demandas importantes como o aumento de performance e a sustentabilidade. Localmente, dispomos de um laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento, suporte técnico especializado, que adicionam valor aos processos e produtos dos clientes, melhoram a performance e contribuem para o uso responsável dos recursos como água e energia – que, assim como a digitalização, seguirão como fortes demandas no pós-pandemia. 

Anunciamos há alguns meses a parceria global com a IntelliSense.io, empresa líder em inteligência artificial em indústrias. Em conjunto, oferecemos ao mercado o “BASF Intelligent Mine powered by IntelliSense.io”, que se trata de uma aplicação de otimização de soluções capaz de gerar ganhos de eficiência em toda a cadeia de valor da mineração em tempo real, e fornece soluções de IA incorporadas ao processamento mineral potencializadas pela expertise química da BASF. Essa solução permite que as operações minerais se tornem mais eficientes, seguras e sustentáveis por meio do monitoramento e otimização das diferentes etapas do processo de beneficiamento mineral como moagem, flotação e espessamento. 

Neste complexo cenário econômico e de restrições operacionais, a necessidade de foco na produtividade da mineração está impulsionando a pressão sobre os custos e requer soluções inovadoras com entrega rápida de valor e impacto sustentável. Nossas soluções estão sempre em busca de agregar benefícios como eficácia de custos, aumento da performance, diminuição no uso de produtos químicos e menor consumo de água e energia. Seguimos firmemente nosso propósito de “criar química para um futuro sustentável”, inovando e buscando oportunidades a cada dia para gerar valor para nossos clientes e para a sociedade. 

Novos desafios demandam soluções inovadoras. E a sua empresa, como tem trabalhado com tecnologia e digitalização em prol de um mundo mais sustentável?


* Jorge Davo é químico e gerente Regional de Soluções para Mineração da BASF para a América do Sul