INDÚSTRIA 4.0

Destaque em painel da Exposibram 2020

05/11/2020

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMPRAPII) firmaram acordo, em julho deste ano, para desenvolver uma aliança estratégica para executar ações que contribuam para estreitar a relação entre as Unidades EMBRAPII e as empresas de mineração. "A aplicação de conceitos como IoT, Inteligência Artificial, Big Data Analytics, Transformação Digital na área de mineração traz diversas contribuições positivas, tais como um aumento da produtividade e da segurança operacional, diminuição de resíduos com o uso de processos mais eficientes e do aumento da rastreabilidade dos fluxos de matéria-prima, máquinas e pessoas", afirma o diretor da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira. Várias minas, por exemplo, automatizam suas operações em prol, principalmente, da segurança das pessoas e estão à procura de um desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida da sociedade e o crescimento da economia.

Segundo Pereira, em 2020 a organização, mesmo em meio à pandemia, conseguiu ampliar de 42 para 61 o número de unidades EMBRAPII, ampliando a capacidade de desenvolvimento de pesquisas aplicadas de e-mineração. "Estamos prontos para apoiar as empresas do setor de mineração, tanto com a capacidade técnica de nossas unidades, quanto com recursos financeiros não reembolsáveis, a desenvolverem projetos de pesquisas aplicadas inovadores", reforça o diretor.

O Diretor da EMBRAPII participará do painel "IoT/Manufatura 4.0", agendado para o 25 de novembro de 2020, às 9h, durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020), que ocorre entre 24 e 26 de novembro de 2020. O painel será moderado pelo Head de Estratégia e Novos Negócios da mineradora CBMM, Rodrigo Amado, e contará com a participação de representantes do Instituto Federal do Ceará – IFCE, do Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, da Fundação CERTI, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto de Pesquisas Eldorado e Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI).

Esta é a primeira edição 100% online da EXPOSIBRAM.  A previsão inicial era realizar o evento em Belém (PA), mas, em razão das restrições de circulação de pessoas devido à pandemia, o IBRAM, responsável pela organização, decidiu pelo formato virtual. O evento será composto pela feira internacional, congresso, minicursos, palestras técnicas, entre outras atrações. Dentre os destaques estão as rodas de negócios entre as mineradoras e empresas de diversos setores. A EXPOSIBRAM 2020 também terá uma programação especial, com manifestações culturais do Pará – um dos principais estados mineradores do Brasil – e atrações para crianças e jovens.

Os interessados em participar como expositor e patrocinador da feira e do congresso, bem como inscrever a apresentação de palestras técnicas na primeira edição virtual da EXPOSIBRAM, devem acessar o site do evento www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020 e entrar em contato com a Secretaria Executiva pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3444 – 4794. Entre os patrocinadores estão Vale (Diamante), a Mosaic Fertilizantes (Platina), a Anglo American (Ouro), a Kinross Paracatu (Ouro), a CMOC Brasil (Prata), a Horizonte Minerals (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Geobrugg (Bronze) e a Serabi Gold (Bronze).