22/07/2020
VALE

Denis Cuenca assume direção de Compliance

A Vale comunica que Denis Cuenca é o novo Diretor Executivo de Conformidade (Chief Compliance Officer em inglês, acrônimo "CCO"). Ele irá se reportar diretamente ao Conselho de Administração e será responsável pelo departamento de compliance, incluindo as áreas de integridade, auditoria interna e canal de denúncias. 

A carreira de Cuenca é sólida na área de Auditoria Interna, Risco e Compliance, com trabalhos de auditoria e due diligence no México, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Antes de ingressar na Vale, o executivo trabalhou em empresas como Ultrapar, KPMG, Banco Itaú, Banco Real e Itautec. Na Ultrapar criou uma estrutura de Governança Corporativa considerada inovadora no Brasil, na qual as áreas de Risco, Integridade e Auditoria atuam de forma conjunta. 

O CCO será responsável por gerenciar a terceira linha de defesa, supervisionando a integridade corporativa da Vale e garantindo o cumprimento das leis, regulamentos, políticas e procedimentos. Essa posição deverá assegurar à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração que existem políticas e procedimentos adequados, bem compreendidos e respeitados por todos os funcionários. 

A implementação da Diretoria de Compliance, aprovada pelo Conselho de Administração em dezembro de 2019, é mais um passo para endereçar as recomendações do Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Apuração em seu relatório divulgado em fevereiro de 2020 e acrescenta a outras medidas para fortalecer o risco, governança e segurança da Vale, tais como a instalação do Comitê de Auditoria e a adoção do Engenheiro de Registro.

Veja também

06/08/2020
BRUMADINHO | Reparação continua, mesmo na pandemia
03/08/2020
TRANSPARÊNCIA FISCAL | Vale divulga primeiro relatório anual
28/07/2020
NOVA CALEDÔNIA | Vale prorroga prazo para venda
22/07/2020
EQUINOX GOLD | Doug Reddy é o novo COO
22/07/2020
ARCELORMITTAL | Mudanças nas gerências de Aços Longos
17/07/2020
JUSTIÇA | TJ-MG nega efeito suspensivo à Vale