NEXA

Cursos para médicos e enfermeiros de Aripuanã

20/10/2020

 

A Nexa irá oferecer cursos de capacitação para médicos e enfermeiros que atuam na urgência e emergência, em Aripuanã (MT). Os cursos são de ATLS (específico para médicos) e ATCN (específico para enfermeiros) com certificação internacional. 

O treinamento começa dia 19 de outubro e terá vídeo-aulas, que poderão ser acessadas pelos profissionais em formato digital. As aulas práticas serão realizadas nos dias 21 e 22 de outubro. A carga horária é de aproximadamente 20 horas. O curso é ministrado pela empresa Core Help, responsável por selecionar e contratar instrutores capacitados. No total, são oferecidas 32 vagas. 

A empresa contratada é chancelada pela American College of Surgeons (ACS), uma associação educacional de cirurgiões criada em 1913 para melhorar a qualidade do cuidado para o paciente cirúrgico, estabelecendo altos padrões para a educação e prática cirúrgica. "A capacitação é importante porque, com um tratamento mais eficiente, é possível reduzir a permanência do paciente na unidade hospitalar e também contribui para a diminuição das sequelas incapacitantes, em consequência, uma redução das despesas assistenciais" avalia o gerente geral de Mineração da Nexa do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca. 

Os treinamentos estão condicionados à execução do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã, que se encontra na fase de implantação. O ATLS - Advanced Trauma Life Support foi criado pela ACS em 1979. O curso foi trazido para o Brasil dez anos depois com o objetivo de padronizar o atendimento ao paciente politraumatizado. É destinado para médicos de qualquer especialidade, mas é específico para cirurgiões devido à temática. Já o ATNC - Advanced Trauma Care for Nurse, é um curso avançado de trauma organizado pela Society of Trauma Nurse (STN), nos Estados Unidos, destinado a enfermeiros interessados em aprimorar seu conhecimento no atendimento ao doente traumatizado. É ministrado em conjunto com o ATLS que conta com o suporte do Comitê de Trauma do American College of Surgeons (ACS).