HYDRO

Curso de especialização com a UFPA

12/02/2021

 

A Hydro, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), oferece um curso de especialização em Geotécnica com o objetivo de investir no desenvolvimento de seus empregados. Serão oferecidas 24 vagas para empregados da companhia e nove para público externo, por meio de edital de seleção da Universidade. Esta é a primeira vez que a instituição de ensino superior realiza essa pós-graduação juntamente com uma empresa da cadeia do alumínio.

O curso terá duração de 18 meses, com previsão de início em abril de 2021, e podem participar graduados nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Geologia, Geologia, Geociências e Geofísica. Os alunos serão capacitados para atuar com excelência em projetos, operação, manutenção e segurança na manutenção de barragens e outros sistemas de disposição de rejeitos e resíduos sólidos. “Há uma grande demanda no mercado por profissionais especializados em Geotécnica e percebemos aí uma oportunidade de desenvolver uma equipe própria, com alto nível de conhecimento e alinhada às nossas necessidades e, além disso, contribuir para o desenvolvimento da mão de obra local. Fizemos um mapeamento dos perfis de nossos engenheiros e das funções ocupadas atualmente para formação desta equipe. Com este mapeamento em mãos, buscamos a UFPA para formatar a grade curricular do curso de especialização”, explica Douglas Ruozzi, diretor de Recursos Humanos da Hydro. 

O objetivo é que os empregados troquem conhecimentos já adquiridos em suas atividades no curso, assim como boas práticas executadas na mina de bauxita da Mineração Paragominas e na Refinaria de alumina Alunorte. “Não há graduação em Engenharia Geotécnica no Estado do Pará. Então, a Hydro decidiu oferecer o curso de especialização aos empregados que têm atuado nos processos desta área. Além disso, foram contratados cinco engenheiros júniores – três mulheres e dois homens – para reforço da equipe e formação no dia a dia com o acompanhamento dos mais experientes”, acrescenta Paschoal Cataldi, gerente executivo da Área de Resíduos da empresa.

Com a conclusão do curso, os engenheiros poderão ser os responsáveis técnicos das operações que demanda o título em Geotécnica. “A Hydro está criando o ambiente favorável para o crescimento de empregados e nivelando o conhecimento dos integrantes das equipes. A nossa expectativa é que os participantes do curso de especialização desenvolvam projetos de melhorias em seus trabalhos de conclusão, com vistas à implantação nas unidades, futuramente”, finaliza Paschoal Cataldi.

As inscrições podem ser feitas pelo site da UFPA https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=L&aba=p-lato até o dia 28 de fevereiro. Já o público interno fará inscrição com a equipe de Recursos Humanos da Hydro.