CBMM

Criadouro Científico recebe mais três animais

28/01/2021

 

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) ganhou três novos moradores para o seu Criadouro Científico em dezembro de 2020: um tamanduá bandeira e dois lobos-guarás. Com limitações físicas decorrentes de violências, os animais foram encaminhados à companhia pelo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), do Instituto Estadual de Florestas (IEF). 

No momento, os três animais estão em período de quarentena e aguardam exames sanitários e liberação para serem inseridos na dinâmica do criadouro, que é a formação de novos casais para continuidade da espécie, por meio de reprodução. Com histórico de atropelamento e uma cirurgia na pata traseira, o tamanduá bandeira, uma fêmea, ficou com dificuldades de locomoção. Já o casal de lobos-guarás tiveram ferimentos mais graves. A fêmea sofreu atentado por arma de fogo e teve a pata dianteira amputada, enquanto o macho ficou cego de um olho e tem atrofiamento na pata dianteira. Possivelmente, também terá que passar por amputação.

Thiago Amaral, gerente de Meio Ambiente e Apoio Tecnológico da CBMM, conta que os animais vieram do Cetras de Patos de Minas. No trabalho da instituição ligada ao IEF, os animais que estão em condições saudáveis são reintroduzidos na natureza. Quando não, são encaminhados a projetos como o Criadouro Científico. "Provavelmente, esses animais não teriam condições de sobreviver na natureza. Dentro do criadouro, podem até conseguir se reproduzir e ter dignidade de continuidade de vida", diz Amaral. O Criadouro Científico da CBMM foi inaugurado na década de 1980 e já recebeu aproximadamente 400 animais vindo de órgãos ambientais. O local cria, reproduz e mantém animais silvestres ameaçados de extinção, para fins de conservação, pesquisa e subsídio a programas de educação ambiental. É um trabalho importante para preservação de espécies ameaçadas de extinção e para conservação da biodiversidade do bioma Cerrado. Alguns dos animais do criadouro são reintroduzidos na natureza. "Ter fauna saudável é fundamental para o equilíbrio ambiental", acrescenta o gerente de Meio Ambiente.

O Criadouro Científico é parte do Centro de Desenvolvimento Ambiental da CBMM, complexo de 60 mil metros quadrados dentro do parque industrial da companhia em Araxá. Além do manejo de fauna, o Centro tem um viveiro de mudas e um programa de educação ambiental fundamental para a cidade.