14/04/2020
JAGUAR MINING

Criação de comitê contra pandemia

A Jaguar Mining adotou uma série de medidas para mitigar eventuais impactos decorrentes da pandemia COVID-19. A companhia criou um comitê de assuntos relacionados à pandemia, que elabora e estabelece ações que devem ser adotadas, respeitando os protocolos de atendimento médico e orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além do uso do álcool gel/líquido em todas as dependências da companhia, a Jaguar intensificou a higienização em áreas comuns, trabalho em home office para funções administrativas, enquanto funcionários do “grupo de Risco” , gestantes e maiores de 60 anos foram temporariamente liberados das atividades e também passaram a ter a opção de antecipação de férias. A Jaguar disponibilizará crédito extra no cartão alimentação de todos os empregados e diversos cursos online gratuitos durante o período de quarentena, divididos em quatro categorias: “Home Office”, “Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, “Finanças” e “Conhecimento Técnicos”.

Parte dos empregados recebeu férias e revisão de escala, além de passarem a ter, obrigatoriamente, uma triagem diária, com aferição de temperatura corporal realizada na portaria de cada unidade. As atividades continuam e permitem o fornecimento dos insumos necessários para diversas indústrias e também sustentabilidade de todos na cadeia de stakeholders. O refeitório da Jaguar ganhou escala para revezamento, limitação de capacidade máxima e a participação presencial em reuniões, congressos e outros eventos estão temporariamente suspensas. Como alternativa, as videoconferências e calls estão sendo estimuladas. 

Ao lado de associações comunitárias onde atua, a Jaguar produz duas mil máscaras de proteção estão sendo produzidas para distribuição aos funcionários. Cassiana Machado, Gerente de Pessoas e Administrativo, afirma que o transporte dos empregados também está seguindo protocolo diferenciado. "Diariamente os ônibus são lavados, antes e depois de cada viagem. Limitamos a quantidade de usuários, orientamos a deixar as janelas abertas e evitar sentar próximo ao colega. Eles também podem optar por utilizar seu próprio carro e solicitar reembolso de combustível para a empresa”. A companhia também cancelou viagens a trabalho ou deslocamento de empregados nas unidades e comunidades, além da suspensão da entrada de visitantes e terceiros nas unidades.

De acordo com Caio Chagas, Coordenador de Saúde Ocupacional, a Jaguar aumentou em 50% a equipe de saúde ocupacional para atendimento durante a crise e implantou o canal digital informativo sobre o Novo Coronavírus. O "Dr. Mining é um atendente virtual que fornece informações e orientações sobre a Covid-19. Empregados, parceiros, comunidades e prestadores de serviços podem tirar dúvidas sobre o vírus, receber dicas de proteção, conhecer os "mitos e verdades" sobre a doença e também as medidas preventivas adotadas pela empresa. O Dr. Mining está disponível para acesso por computadores desktop ou celular, bastando acessar o link www.jaguarmining.com.br/drmining