GEOLOGIA

Criação de banco de dados unificado

12/02/2021

 

Dirigentes e técnicos da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e da Agência Nacional de Mineração (ANM) se reuniram para definir ações que resultem na criação e implementação de um banco de dados geológico. O trabalho ficará sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME). 

O encontro identificou a convergência de demandas e interesses do MME, da CPRM e da ANM no desenvolvimento de uma plataforma comum para um banco de dados nacional de informações geocientíficas. O objetivo é que o banco de dados compile informações geradas pelo Estado, decorrentes de ações da CRPM, e as fornecidas nos processos minerários sobre o conhecimento geológico. 

Para avançar no desenvolvimento do projeto foi estabelecido um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a SGM, CPRM e ANM. O acordo prevê um Plano de Trabalho com o objetivo de conceber o "Banco de Dados Geológico" do MME, integrado aos demais assuntos pertinentes. “O sistema poderá ser utilizado por todos os segmentos de atividade que se apoiam na composição de solo e subsolo, em uma sinergia que seguramente propiciará otimização dos recursos públicos e o crescimento da mineração em nosso país”, disse o secretário da SGM, Alexandre Vidigal.