12/02/2021
METSO OUTOTEC

Crescimento é esperado para 2021

A Metso Outotec adaptou medidas como o trabalho em home office e tecnologias de suporte remotos para seus clientes durante a pandemia e conseguiu manter-se operacional por atender setores estratégicos como a mineração, construção civil e o agronegócio. A unidade brasileira da companhia prevê um ano de crescimento e geração de novos empregos na recuperação econômica do Brasil. “Tivemos um resultado positivo, considerando a pandemia, e apostamos na continuidade dos bons resultados, principalmente pela alta das commodities minerais e pela nova demanda interna da construção civil e do mercado de fertilizantes”, analisa Marcelo Motti, vice-presidente de Vendas e Serviços. 

Entre os destaques para novos investimentos por parte dos clientes em 2021 estão a reativação de projetos minerais postergados e iniciativas importantes na área de fertilizantes. “Especialmente a demanda por serviços em campo trouxe um grande desafio por conta da pandemia e grande preocupação com o time que sempre esteve em campo suportando as operações de nossos clientes”, detalha Motti. As novas metodologias de trabalho, preocupação com o time, prevenção e ferramentas remotas geraram oportunidades de crescimento no ano passado e devem seguir como tendência em 2021.  

A Metso Outotec prepara-se para ampliar uma planta piloto na área de fertilizantes e outra na área de filtragem, com foco em processos que reduzam o uso de água no processamento mineral. Segundo Anderson Brini, vice-presidente de Suporte Técnico de Serviços, o câmbio atual também favorece os produtores brasileiros, entre os principais do mundo nessa área. Brini lembra ainda que a pandemia também acelerou a adoção de recursos da chamada Indústria 4.0. Ferramentas que favorecem o suporte remoto, inclusive, contribuem para ampliar os protocolos de segurança de combate ao coronavírus. Para ele, a estrutura de serviços da Metso Outotec deve ser ainda mais demandada em 2021, ainda mais que a fusão das duas companhias reuniu a especialização de dois times de profissionais com grande experiência. 

Patrick Minamizaki, gerente de Serviços, lembra que a expertise na indústria 4.0 favorece mercados específicos como os de demolição de fornos em áreas não somente de mineração como também de papel e celulose. “Também contribuímos com iniciativas como a colocação de proteção interna nos veículos de serviços e o uso intensivo de ferramentas de comunicação para suporte remoto”, destaca. O uso mais intenso de novas ferramentas de serviços, incluindo o suporte remoto, deve ser um dos direcionadores no atendimento aos clientes em 2021, segundo Minamizaki. O executivo acredita que o sensoriamento remoto de equipamentos, caso por exemplo dos britadores, deve ser ampliado, suportando o desenvolvimento de novos escopos de serviços, tais como monitoramento remoto. A expectativa é de seguir o crescimento nesta área.

Everson Cremonese, diretor de Vendas da companhia, diz que o crescimento acentuado na construção civil em 2020 pode continuar em 2021. “Temos algumas incertezas que precisam ser endereçadas na economia, mas esperamos que a política de juros baixos continue sendo aplicada”, analisa. Na área de agregados minerais, ele aposta nos projetos de produção de areia manufaturada e no crescimento da produção de calcário agrícola, ainda com iniciativas tímidas perto do mercado potencial. Na construção civil, Cremonese lembra que há uma diversificação na atuação de construtoras médias e pequenas para assumir obras de infraestrutura. “Vemos um interesse delas em participar mais ativamente desse universo, inclusive com algumas pedreiras criando divisões de construção para atuar no mercado”, finaliza.

Veja também

27/01/2021
SUSTENTABILIDADE | Metso Outotec em oitavo no Blobal 100
05/01/2021
METSO OUTOTEC | Venda da divisão Alumínio para a REEL
14/12/2020
METSO OUTOTEC | Fornecedor premiado pela Anglo American