23/01/2020
OURO

Coomic apresenta projeto Cutia

A Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia (Coomic), anunciou a liberação da Licença de Operação (LO) e da Guia de Utilização (GU), documentos que autorizam o beneficiamento e a comercialização de ouro e cobre no município. Os trabalhos já se iniciaram e em poucos dias começa a produção mineral, informa a cooperativa.
 
Os cooperados acreditam que o ouro e o cobre poderão ser extraídos nos 629 hectares pertencentes à Coomic, sendo que até o momento apenas 8% da área foi pesquisada. 
 
A implantação e a operação do projeto têm a assistência técnica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que aproveitará para oferecer estágio aos seus acadêmicos durante as formações relacionadas ao setor minerário. Em relação às garantias técnicas e jurídicas, a Coomic afirma que está resguardada e com um quadro de assessoramento responsável para que tudo aconteça a fim de que a exploração minerária, de 400 toneladas de minério produzidas em cada turno de 8 horas, seja feita em benefício de todos. 
 
Segundo Raimundo Lopes, presidente da Coomic, há 15 anos eles vêm lutando em busca de uma grande produção na área da Cutia. Ele disse também que na operação será priorizada a mão de obra local, estimando que, em princípio, o projeto deverá gerar aproximadamente 70 postos de trabalho, número que deve crescer de acordo com o aumento da produção, podendo chegar a cerca de mil empregos diretos.

Veja também

19/02/2020
CIMENTO | Nova fábrica da CSN em Sergipe
06/02/2020
OURO | Demanda cai 1% em 2019
30/01/2020
EQUINOX/LEAGOLD | Acionistas aprovam fusão
16/01/2020
FERTILIZANTES | EDEM cresce em fosfato natural