HYDRO

Convênio com UFPA para melhorias

05/06/2019

 

A Mineração Paragominas, Alunorte e Albras - todas empresas do Grupo Hydro – firmaram convênios com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para realização de pesquisas que promovam melhorias nas operações nas cidades paraenses de Barcarena e Paragominas, além de desenvolver as comunidades nas regiões. Haverá um workshop entre profissionais da empresa e pesquisadores da universidade para a definição das linhas de estudos.
 
O diretor de Sustentabilidade da Hydro, Domingos Campos, afirmou que os convênios com a UFPA representam ao grupo um leque de oportunidades para pesquisas e desenvolvimento de tecnologias. "Uma empresa como a nossa não pode prescindir do suporte da academia. Somente com a reunião de todos os integrantes da sociedade - governo, sociedade civil, academia e empresas - é que podemos ter operações sustentáveis e duradouras no Pará", enfatizou. Já o reitor da UFPA, Emanuel Tourinho, acredita que o convênio com a Hydro estabelece um ambiente de colaboração entre a universidade e o setor industrial. "Nós temos na UFPA uma estrutura de produção do conhecimento sobre a realidade da Amazônia muito valiosa e que é indispensável para alavancar a produção do Estado. É importante integrar as duas perspectivas – tecnológica e social - para que esta produção gere ao mesmo tempo riqueza e renda, e uma condição de vida aos povos da Amazônia, que garanta a eles a cidadania e o acesso aos direitos fundamentais", afirmou.
 
A Hydro e UFPA já atuam conjuntas desde 2013 no Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC), em Paragominas, que também integra a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade de Oslo (UiO) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O consórcio tem como objetivo o desenvolvimento em reabilitação ecológica e ambiental, a partir da ciência, além de fomentar a educação e pesquisa. Cerca de 100 profissionais estão envolvidos em todos os programas de pesquisa.