16/08/2019
AÇO

Congresso Aço Brasil acontece em Brasília

O Congresso Aço Brasil será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília (DF), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento reunirá os principais produtores de aço, executivos da indústria de transformação, autoridades federais, especialistas brasileiros e estrangeiros, além de empresários para debater os rumos do setor e a retomada do crescimento econômico do país. Estão confirmados nomes da política e do meio empresarial, entre os quais, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O primeiro dia será dedicado à cerimônia de abertura, a partir das 18h. No segundo dia ocorrerá a conferência inaugural com o empresário André B. Gerdau Johannpeter, Chairman da Worldsteel Association. O executivo vai apresentar a "Situação e perspectivas da indústria mundial do aço". O primeiro painel terá como tema "Competitividade e abertura comercial". O setor defende que as eventuais medidas relacionadas à abertura sejam precedidas de políticas corretoras das assimetrias competitivas, que prejudicam a indústria nacional em relação à concorrência estrangeira. O segundo painel "A indústria de transformação é estratégica para o País?" irá tratar da importância estratégica da indústria de transformação. Participarão, entre outros, o Conselheiro do Aço Brasil e Presidente da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Mario Baptista Filho, executivos dos setores automotivo, químico, entre outros, além de autoridades federais. O Diretor Executivo do Centro de Segurança de Processos Químicos – CCPS, Shakeel H. Kadri, apresentará a conferência"Importância da gestão operacional de risco", na qual mostrará que a indústria brasileira do aço tem investido no desenvolvimento deste conceito.

O terceiro painel terá como tema "Crescimento Econômico - drivers de consumo", com a participação de conselheiros do Instituto Aço Brasil e autoridades federais. Após o terceiro painel será apresentada a conferência "Capitalismo Consciente, o modelo econômico para o século XXI", por Thomas Eckschmidt, coautor do livro Fundamentos do Capitalismo Consciente e cofundador do capitalismo consciente no Brasil.

O painel seguinte, "Futuro da Indústria Brasileira do Aço – A visão dos CEOs" trará a visão dos CEOs sobre o futuro da indústria brasileira do aço, com executivos das empresas, dirigentes e conselheiros do Aço Brasil. Entre os assuntos que serão abordados estão : atenção às práticas predatórias de mercado/eficácia de defesa comercial; correção das assimetrias competitivas; regularização/previsibilidade de abastecimento de minério de ferro e pelotas; retomada da construção civil e infraestrutura; participação da indústria brasileira do aço na expansão do setor de óleo e gás.