28/04/2020
CARAÍBA

Comitê de crise e apoio a prefeituras baianas

A Mineração Caraíba entregou, no final de março e início de abril, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão utilizados pelas Prefeituras baianas de Juazeiro, Jaguarari e Curaçá para conter a pandemia do COVID-19. A companhia doou máscaras, óculos de proteção individual, macacão do tipo Tyvek, entre outros. 

“Finalizamos o primeiro ciclo de entregas de EPIs e distribuiremos os outros materiais logo que recebermos. Prefeituras, empresas e comunidades devem trabalhar em conjunto para sair dessa”, disse Fábio Madjalani, Gerente de Segurança e Medicina do Trabalho da Caraíba. 

Outra ação da Caraíba foi antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, fornecida aos colaboradores em parceria com o SESI. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a influenza não combate o COVID-19, mas auxilia profissionais da saúde na hora do diagnóstico, já que os sintomas são parecidos. A vacina também reduz a procura por serviços de saúde. 

A Mineração Caraíba entregou também máscaras de proteção individual para a equipe da Polícia Militar que atua no Distrito de Pilar e região. “O trabalho da PM é essencial à sociedade. Por isso não pode parar e o esforço da mineradora para combater o coronavírus. Juntos superaremos esse momento”, comentou Paulo Amâncio, Supervisor de Segurança e patrimonial da Caraíba. 

Comitê de crises 

O Comitê de Crises e Contingência da Mineração Caraíba implementou uma série de medidas para conter o avanço da COVID-19. Na área de transporte, a companhia reduziu o número de viagens e diminuiu pela metade a capacidade de passageiros por ônibus; recomendação de distanciamento entre passageiros durante as viagens e no ingresso no ônibus; disponibilização de álcool em gel no embarque e desembarque de passageiros; e reforço na higienização dos ônibus após cada viagem. 

Nos refeitórios, a companhia reduziu o número de pessoas e intensificou a higienização do espaço a cada troca de grupo de refeição, além do distanciamento recomendado entre usuários do refeitório e inclusão de alimentos que estimulem a imunidade corporal no cardápio. Em relação às viagens, a Caraíba suspendeu todas – nacionais e internacionais, cancelou as visitas e recomendou aos colaboradores não realizar viagens para áreas com casos comprovados de COVID-19, ainda que dentro da região. Houve a suspensão de atividades e visitas às comunidades, dos projetos sociais e do Programa de Incentivo ao Esporte de Pilar e Surubim (PIEP e PIES); e suspensão do transporte de estudantes. 

Parte dos colaboradores da área administrativa e aqueles acima de 60 anos estão em sistema home office, Implantação do sistema de rodízio de colaboradores, bem como maior distanciamento entre as estações de trabalho; triagem com anamnese para motoristas, caminhoneiros, fornecedores, visitantes e colaboradores; isolamento para pessoas que manifestarem sintomas; quarentena obrigatória, conforme orientações da OMS, para colaboradores ou terceiros que estejam retornando de férias; quarentena obrigatória, conforme orientações da OMS, para colaboradores, terceiros e demais pessoas que tenham viajado para cidades, regiões ou países que tenham casos confirmados de COVID-19. 

A Caraíba instalou também dispensadores de álcool gel em pontos estratégicos da empresa e em todas as salas; Reforço na limpeza e higienização de todos os ambientes da Empresa, sobretudo nos locais onde há grande fluxo de pessoas (refeitório, vestiários, salas, utensílios e mobiliários) ; Fornecimento de solução desinfetante para higienização de veículos, caminhões de turno e equipamentos; Aquisição dos testes rápidos para o diagnóstico da COVID-19; Montagem de estrutura de leitos em imóveis da MCSA, para tratamento e acompanhamento de possíveis infectados leves, que necessitem de isolamento; Suspensão de todos os treinamentos, exames periódicos e consultas eletivas; Suspensão das atividades dos jovens aprendizes e estagiários; Suspensão de eventos externos, internos e reuniões com mais de 10 (dez) pessoas; Realização de campanhas de comunicação internas e externas (redes sociais/site/participação em programa de rádio) para conscientizar nossos públicos quanto às medidas de prevenção à COVID-19.

A companhia doou também testes rápidos para o diagnóstico da COVID-19 e equipamentos de proteção individual para a Prefeitura Municipal de Jaguarari, mediante Assinatura de Convênio de Cooperação Técnica. O Comitê continua atento aos avanços, notícias e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal, em relação à COVID-19.