Barragem da Jacuba, em Niquelândia (GO)

11/03/2020
CBA

Comissão Mista para PAE em Niquelândia

A CBA realizou 3º encontro da Comissão Mista que acompanha a implementação do Plano de Ação Emergencial (PAE) das Barragens do Jacuba e Mosquito, em Niquelândia (GO). Participaram da reunião integrantes da CBA e representantes do Corpo de Bombeiros (Defesa Civil) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niquelândia.
 
O encontro teve como objetivo definir as possíveis localizações dos pontos de encontro para onde serão direcionados os moradores da chamada Zona de Autossalvamento (ZAS). Os habitantes desta área receberão orientações para a realização, em julho, de um simulado de situação de emergência. Também foram apresentadas sugestões para a instalação de placas dos pontos de encontro e possíveis das rotas de fuga, além da infraestrutura necessária e definição de responsáveis para realização do simulado. Cada ponto será avaliado e validado após visita in loco de representantes da Comissão Mista. A reunião abordou ainda a instalação de sirenes para comunicação em massa como forma de alertar a população em caso emergencial. 
 
Nas duas primeiras reuniões foram apresentados o sistema integrado de monitoramento e gestão das barragens, que estabelece critérios de pontuação do estado de conservação das estruturas. As barragens localizadas na Unidade Niquelândia têm sido classificadas mensalmente, no período dos últimos 12 meses, com condição satisfatória, ou seja, a melhor avaliação estabelecida pelo sistema. 
 
O plano de ação do Simulado está dividido em cinco fases: a primeira, já realizada, foi a do cadastramento de imóveis e da população presente na Zona de Autossalvamento (ZAS). A segunda fase em andamento é a de definição e validação dos pontos de encontro e rotas de fuga, a partir de resultado de estudo técnico conduzido por consultoria especializada e aprovação do Corpo de Bombeiros. Na terceira fase, será feito o mapeamento e análise dos públicos envolvidos, quando serão levantadas as necessidades específicas para colocar em prática a etapa de treinamentos para o autossalvamento. Na quarta etapa, será realizada a análise das partes envolvidas e iniciado o Plano de Comunicação. Por fim, haverá a realização do Simulado. Conforme cronograma de implementação das ações, a próxima reunião da Comissão Mista será realizada em maio. A Comissão Mista é formada por representantes das áreas de desenvolvimento humano, segurança e meio ambiente, e comunicação da CBA e membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros Militar (Defesa Civil) de Niquelândia. 

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