ARCELORMITTAL

Coalizão Empresarial para Equidade

24/11/2020

 

A ArcelorMittal aderiu, no último dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero. O termo foi assinado pelo Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, e pelo CEO Aços Longos Latam e Mineração Brasil, Jefferson De Paula. "A adesão à Coalizão nos coloca ao lado de outros parceiros empresariais que buscam, em um esforço coletivo, superar a desigualdade de raça e de gênero nas organizações", afirma Benjamin Batista Filho. "Estamos formalizando para a sociedade o compromisso que já temos internamente de tornar nossa empresa mais diversa e inclusiva", complementa Jefferson De Paula.

A Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero é um fórum permanente de promoção da diversidade no mercado de trabalho, mantido pelo Instituto Ethos, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e o Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Movimento Mulher 360 e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). "A Semana da Consciência Negra é um momento a mais para refletirmos sobre a forma como agimos e o que estamos fazendo, efetivamente, para dar conhecimento e valorizar a cultura negra bem como combater o racismo e qualquer forma de discriminação. Nesse sentido, as empresas têm papel fundamental na disseminação de boas práticas e de uma cultura diversa, inclusiva, íntegra, respeitosa e empática. Somente por meio da conscientização e educação construiremos uma sociedade mais justa e igualitária", destaca Erick Torres, que é o primeiro vice-presidente negro na história da ArcelorMittal Brasil.

Há pouco mais de um ano, a ArcelorMittal lançou seu Programa de Diversidade e Inclusão, que foi responsável pela criação do Grupo de Diversidade Racial e dos grupos de afinidade LGBTI+, de Equidade de Gênero e de Pessoa com Deficiência. Atualmente, o grupo conta com cerca de 1.300 empregados que participam ativamente como voluntários e aliados do programa, além de sugerir ações e projetos que promovam reflexões e ajudem a disseminar a causa dentro e fora da empresa.