02/07/2015
BENTONITA

Clariant completa aquisição da CBB

A Clariant, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, anuncia que concluiu, em 1º de julho de 2015, a aquisição dos 50% restantes das quotas da Companhia Brasileira de Bentonita (CBB) que pertenciam à Geosol, empresa com atuação global em serviços analíticos para a exploração de minérios.  As empresas não revelaram o valor da transação.
 
Através de uma joint venture com a Geosol, a Clariant já detinha 50% das quotas da CBB e sua decisão de ampliar a participação na CBB, assumindo o controle total da operação, está pautada pela sua estratégia de “investir em mercados emergentes, em particular reforçar sua presença no setor de peletização de minério de ferro no Brasil”. A bentonita é uma argila aditivada utilizada no processo de aglutinação deste minério para fins de exportação.
 
Além do segmento de pelotização de minério de ferro, a Clariant também poderá fortalecer sua participação nos mercados de fundição e de engenharia civil, altamente demandantes de produtos à base de bentonita, bem como atuar em novas frentes nas indústrias de detergentes e de papel.
 
A CBB tem suas instalações localizadas no município baiano de Vitória da Conquista, no Nordeste do Brasil. A unidade inclui uma importante mina de extração de bentonita, estação de beneficiamento deste minério, planta produtiva com tecnologia de primeira geração, além de laboratórios, depósitos e escritório.
 
De acordo com Sven Schultheis, Diretor da Unidade de Negócios Functional Minerals da Clariant, a  aquisição “demonstra nosso compromisso com o crescimento dos negócios de bentonita na América Latina e representa um passo importante para que a Clariant se torne uma empresa líder em bentonita pelo fortalecimento de nossa posição global”.
 
“Esta transação garantirá maior acesso a nossa matéria-prima e permitirá expandir nosso portfólio em benefício de nossos clientes na América Latina“, avalia Sólon Ramos, Diretor da Unidade de Negócios Functional Minerals da Clariant para a América do Sul. “Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de atender à crescente demanda de nossos clientes e apoiar o seu desenvolvimento tanto no mercado brasileiro quanto nas exportações”, conclui.
 

Veja também

11/08/2020
LOGÍSTICA | Bahia reclama de processo da FIOL
06/08/2020
MINÉRIO DE FERRO | Exportações menores no semestre
29/06/2020
NEGÓCIOS | Ibram promove primeiro fórum virtual
24/06/2020
MINÉRIO DE FERRO | Exportações somam 98 milhões t até maio
27/05/2020
MINÉRIO DE FERRO | Exportações de 21 milhões t em abril
20/05/2020
NEGÓCIOS | Voith conclui compra da ELIN Motoren
07/05/2020
MINÉRIO DE FERRO | Exportações somam 24 milhões t em abril
29/04/2020
ANGLO AMERICAN | Minas-Rio produz 31% a mais