FUSÕES

Chineses criam conglomerado de US$ 65 bilhões

15/06/2016

 

Os grupos chineses ChinaMinmetals e China Metallurgical Group Co. anunciaram fusão que cria um grande conglomerado com valor superior ao das três gigantes da mineração: Vale, BHP Billiton e Rio Tinto. Após a fusão, a China Metallurgical se tornará uma subsidiária integral da China Minmetals.

Antes da fusão a China Minmetals tinha operações em 34 países e regiões. A nova empresa nasce com 240 mil funcionários, 29 Centros de Pesquisa & Desenvolvimento e instituto, além de diferentes tipos de minas na África, Austrália, América Latina e Ásia. Ela terá projetos de construção relacionados com as minas de mineração e em mais de 60 países e regiões.

He Wembo, Presidente da China Minmetals, disse que a nova empresa otimiza a estrutura de negócios e garante a segurança dos recursos da China na corrente global de negócios e situação política. "A nova empresa irá implantar mais recursos e mão-de-obra para acelerar o ritmo de construção de desenvolvimento de projetos de mineração de cobre, zinco e níquel nos mercados internacionais para atender à demanda da China, bem como o desenvolvimento de uma logística moderna, serviços financeiros e fabricação de equipamentos”.

A receita de vendas da nova empresa atingiu 430 bilhões de yuans (US$ 65,36 bilhões) em 2015. Guo Wenqing, ex-Presidente do China Metallurgical e agora Gerente Geral da China Minmetals, disse que a fusão ajuda a nova empresa a ter um modelo operacional mais diversificado, que pode garantir oportunidades e ainda fortalecer a empresa na concorrência com rivais estabelecidos no mercado internacional.