ROCHAS ORNAMENTAIS

Cetem lança Desafios a empresas

28/02/2019

 

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) lançou o edital Cetem Desafios voltado para empresas do setor de rochas ornamentais. O edital permite que companhias que possuam desafios tecnológicos a serem superados apresentem propostas de projetos de PD&I que possam ser realizados pelo Cetem. O lançamento do edital aconteceu durante a Vitoria Stone Fair 2019, realizada entre 12 e 15 de fevereiro, no Espírito Santo. 
 
A iniciativa, inédita é uma modalidade de inovação aberta em sentido inverso ("problemsourcing"), em que as empresas são convidadas a apresentar seus problemas tecnológicos. As empresas interessadas podem sugerir desafios tecnológicos que, se resolvidos pelo Núcleo Regional do Cetem por meio de projetos de PD&I, venham a contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade do setor. 
 
O edital contempla as áreas de Lavra, Beneficiamento e aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais, Estudos de melhorias nos processos de beneficiamento e desenvolvimento de insumos e Determinação das propriedades tecnológicas e estudos de alterabilidade de rochas ornamentais.
 
Os projetos selecionados terão apoio da FAPES com a oferta de bolsas. Os bolsistas participarão das equipes lideradas por pesquisadores do NRES.
 
O edital na íntegra está disponível na página (www.cetem.gov.br/cetem-desafios).