TRATAMENTO DE MINÉRIOS

Cetem lamenta perda de Adão da Luz

05/04/2021

 

Em nota de pesar, o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) comunicou o falecimento do renomado pesquisador e especialista em Tratamento de Minérios Adão Benvindo da Luz. Formado em Engenharia de Minas, em 1967, pela Universidade Federal de Pernambuco, ele fez estágios no Bureau of Mines, como parte da etapa de preparação para fazer parte do grupo de engenheiros a conduzir o CETEM.

Em 1978, Adão fez parte do grupo fundador/inaugurador do CETEM, liderado pelo professor Roberto Cerrini Villas Bôas. Fez seu mestrado e doutorado na Escola Politécnica da USP, sob a supervisão do prof. Arthur Pinto Chaves e ocupou o cargo de Diretor do CETEM entre 2004 e 2009.

Ele aposentou-se em 2012, mas continuou as suas atividades em vários projetos do CETEM, como pesquisador colaborador. Foi o editor principal do livro “Tratamento de Minérios”, cuja 6a Edição foi lançada em 2018. O livro é usado em muitos cursos pelo país.

“Um dos "apóstolos", atores da fundação do Cetem, Adão sempre teve o Centro como uma prioridade; e assim conduziu a sua vida técnica, defendendo um Cetem tecnológico e próximo das empresas. Deixa a sua inegável contribuição para a tecnologia mineral nacional”, diz a nota do Cetem.