CNH

Certificado da Receita agiliza exportações

23/03/2016

 

A CNH Industrial, empresa de bens de capital, recebeu certificação auditada pela Receita Federal de Operador Econômico Autorizado Pleno (OEA-P). O documento garante maior agilidade no comércio internacional de mercadorias e é pioneira no Brasil, onde apenas três empresas receberam este reconhecimento.

“Os nossos clientes e parceiros são diretamente beneficiados com a OEA-P, pois conseguimos reduzir em 83% o índice de canais de conferência na exportação, fazendo com que o processo de desembaraço em território nacional seja mais rápido. Assim, a carga chega ao destino com maior rapidez, e a empresa se torna ainda mais competitiva”, afirma Thiago Wrubleski, Gerente regional de Logística e Planejamento da CNH Industrial.

A OEA-P é a certificação máxima para as organizações que conseguem atender às duas fases do projeto. Para a CNH Industrial, iniciou-se com a conquista da certificação OEA-S que atende a questões de segurança da cadeia logística. Em seguida, a empresa obteve o reconhecimento com a certificação OEA-C, que consiste no atendimento de 11 critérios com foco na regularidade das obrigações tributátrias e aduaneiras que vão desde o sistema de contabilidade e registros fiscais até a garantia de rastreabilidade das mercadorias.

 “Desde o início, a CNH Industrial esteve presente nas reuniões para a definição dos critérios de avaliação. Sabemos que a OEA-P beneficiará muitas organizações e, consequentemente, o Brasil, pois facilita o comércio, melhora a imagem do País, e incentiva os investimentos externos”, conclui Selma Olivia Maia, Diretora de Logística Comercial da CNH Industrial.

O programa OEA já está presente em 52 países e traz, entre outros benefícios, a redução do percentual de seleção de despachos de exportação e importação para canais de conferência; a parametrização imediata após o registro da declaração; a prioridade de conferência nas unidades locais da Receita Federal, canal direto de comunicação com a Receita Federal e a possibilidade de usufruir  das vantagens de futuros Acordos de Reconhecimento Mútuo com outros países (ARM).