BAHIA

CBPM conclui licitação de novas áreas

05/01/2021

 

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) concluiu duas licitações de áreas, nos dias 22 e 23 de dezembro de 2020. Vencedoras das licitações, a empresa Guidoni produzirá areia silicosa em Belmonte e a Santo Antônio Beneficiamento de Minerais explorará barita em Contendas do Sincorá, respectivamente. A primeira área está localizada na região Sul da Bahia, enquanto a segunda fica no Centro-Sul do estado nordestino. 

Os acordos se somam à concorrência de areia silicosa em Belmonte, vencida pela empresa capixaba Pedreiras do Brasil S/A no início de dezembro de 2020. A areia silicosa tem muitas aplicações, sendo usada desde produtos de alta tecnologia, como fibras óticas e placas solares, à construção civil. A areia silicosa baiana será utilizada para a produção de quartzo artificial, um produto complementar às pedras naturais, utilizado em bancadas e superfícies. Já a barita, dentre outros, é utilizada na lubrificação e resfriamento de perfurações de petróleo.

Em janeiro de 2021 a CBPM pretende abrir mais dois editais – o primeiro para exploração de níquel, cobre e cobalto em Campo Alegre de Lourdes, norte do estado na fronteira com o Piauí, e outro para ouro em Umburanas, próximo a Jacobina.