CARREGADEIRAS

Caterpillar desenvolve modelo elétrico

17/04/2019

 

A Caterpillar utiliza a carregadeira subterrânea R1700, lançada em 2018, para apresentar sua primeira plataforma LHD elétrica a bateria. O design da nova carregadeira elétrica Cat® R1700 XE a bateria utilizará tecnologia avançada de baterias de íons de lítio, com carregamento rápido a bordo, para aumentar a segurança e promover alta produção. Essas melhorias vêm principalmente de seu eficiente sistema eletro-hidráulico, que economiza combustível e fornece maiores forças de carga, levando a um desempenho de escavação significativamente melhorado na pilha, segundo o fabricante.
 
O modelo R1700 XE combinará esses novos recursos com um sistema de operação e carregamento de bateria de íons de lítio desenvolvido pela Caterpillar. O exclusivo sistema de carregamento rápido MEC 500 permite o carregamento ágil da bateria a bordo, com pouco ou nenhum impacto na infraestrutura elétrica existente da mina. O sistema de carregamento da Caterpillar elimina os riscos de manuseio da bateria durante a recarga e a necessidade de manter inventários de bateria removíveis.
 
Para a mineração subterrânea a Caterpillar converteu um modelo LHD diesel convencional em uma plataforma elétrica a bateria. Simultaneamente a este programa, o novo sistema de carregamento do MEC 500 foi testado. Tanto o carregador quanto o sistema de carregamento realizaram testes substanciais no Peoria Proving Grounds da Caterpillar durante semanas de operação e testes na mina de um cliente no Canadá. Comparado com os números da linha de base para um R1300 LHD movido a diesel, o modelo alimentado por bateria exibiu uma redução de mais de dez vezes nos custos totais de energia; quase oito vezes menos calor gerado; significativamente menos ruído no ouvido do operador; disponibilidade imediata de torque dos motores elétricos; níveis reduzidos de poeiras atribuídas ao não ter um ventilador de radiador de motor diesel convencional; e desgaste reduzido dos pneus.