TECNOLOGIA

Carajás vai implantar rede wireless da Modular

11/11/2015

 

A Modular Mining Systems, Inc, empresa especializada em soluções de gerenciamento de minas em tempo real, anunciou, no início de novembro, que a Vale irá implementar a solução de Rede Wireless MasterLink® Enterprise na mina a céu aberto de Carajás (PA).

A parceria entre as duas empresas começou em 1993, quando a mina de Carajás se tornou o primeiro cliente a utilizar o sistema de gerenciamento de frotas no Brasil. “Nós continuamos a expandir nossa parceria com a Vale, atingindo um total de 14 minas em todo o mundo”, disse Davi Freire, Gerente Geral da Modular Mining Systems do Brasil. “No inicio deste ano, nós comemoramos juntamente com a Vale – Mina do Pico, por ser nosso 250º cliente”. O primeiro equipamento da Modular a ser implementado em Carajás foi a rede Masterlink 2 (ML2) em 2004, que evoluiu para MasterLink 11 (ML11) em 2007. O uso intenso de aplicações que demandam banda larga pela mina, a necessidade de suportar múltiplas VLAN (virtual local área networks) e o aumento dos requisitos de cobertura direcionaram a mina para ampliar a sua plataforma de comunicação wireless.

O Masterlink Enterprise é a mais recente solução em rede wireless da Modular. A ampla especialidade da empresa em redes wireless especificas para a indústria da mineração se junta com a melhor arquitetura de redes da Cisco para fornecer aos clientes uma rede corporativa que assegura a máxima capacidade, cobertura e desempenho.

A mina a céu aberto de Carajás utiliza também o Sistema de Gerenciamento de Frotas DISPATCH®, a Solução de Gerenciamento de Manutenção Minecare® e o Sistema de Orientação de Máquinas ProVision®. A solução MasterLink Enterprise está planejada para ser comissionada no final de 2015.