NÍQUEL

Carajás poderá ter novo projeto

30/03/2021

 

A Centaurus Metals concluiu um Estudo de Escopo independente que indica potencial positivo para o desenvolvimento de seu Projeto Jaguar, de minério sulfetado de níquel, na Província Mineral de Carajás (PA). Segundo a empresa, o estudo estabelece uma base sólida para um novo e significativo projeto global de sulfeto de níquel. 

Os resultados do escopo demonstram o potencial do depósito Jaguar tornar-se um produtor sustentável, de longo prazo e de baixo custo de níquel Classe 1 para os mercados globais, gerando sólidos retornos financeiros e, ao mesmo tempo, entregando benefícios sociais e econômicos significativos para as comunidades locais em que o projeto está localizado. 

O estudo foi conduzido por um grupo de consultores independentes líderes, incluindo Entech Pty Ltd, Re-Metallica e DRA Global, supervisionado por pessoal interno da Centaurus. O estudo de escopo considera a mineração a céu aberto e subterrânea ao longo de uma vida de mina inicial de 10 anos, fornecendo alimentação de sulfeto de níquel para uma planta de flotação de níquel convencional de 2.7 milhões de toneladas anuais para produzir aproximadamente 20 mil toneladas de níquel recuperado por ano com baixo custo operacional da mina (em torno de US$ 2,41 por libra). 

O Estudo de Escopo Básico será seguido por um Estudo de Escopo de Valor Agregado entre três e quatro semanas, que considera a produção de níquel metálico por meio da inclusão de um circuito de Oxidação por Pressão para agregar ainda mais valor ao concentrado de níquel produzido na planta de flotação.