CATERPILLAR

Caminhão 794 AC debuta na MINExpo

22/09/2016

 

O caminhão 794 AC Large Mining da Caterpillar fará a sua primeira aparição na MINExpo 2016 em Las Vegas, Estados Unidos. Apresentando o mesmo trem de força de acionamento elétrico do Cat 795F AC e com capacidade de 320 toneladas, o equipamento oferece velocidade líder na sua classe, freios com trava nos quatro cantos e fácil manutenção.

Depois de extensos testes de campo, a implantação controlada do novo caminhão começou no ano passado. Até o momento, o 794 AC está operando em quatro países, desde aplicações em minas de cobre nos Estados Unidos até projetos de cobre e carvão na América do Sul.

A disponibilidade mecânica do caminhão está acima dos 90% e deve continuar avançando. O novo caminhão também possui quatro freios a disco, assim como de frenagem dinâmica para um manuseamento estável e parada rápida. Os operadores do caminhão citam que entre as qualidades do equipamento estão a velocidade rápida, grau de confiança e sistema de retardamento. Técnicos de Minas elogiaram a simplicidade e amplo acesso para tarefas de manutenção.

O 794 AC utiliza motor Cat C175-16 e um trem de força. O sistema de alimentação é adaptável para acomodar mudanças nas metas de produção  e funcionar em frotas mistas, onde as diferenças de velocidade podem reduzir a produtividade. Três opções de energia – 2050, 2312 e 2610 kW estão disponíveis para ser utilizadas no mesmo motor.

O tamanho do Cat High Efficiency (HE) foi dimensionado e configurado para atender a necessidades específicas de minas, ditadas pela fragmentação, abrasão, a coesão e a ferramenta de carregamento. O chassi do 794 AC é parte integrante do caminhão e é dimensionado para atender aos requisitos de carga sem comprometer o equilíbrio do veículo, travagem ou controle.