20/11/2019
SAL GEMA

Braskem suspende extração em AL

A Braskem apresentou à Agência Nacional de Mineração (ANM) e demais autoridades medidas para encerrar, em definitivo, a extração de sal, além de fechar os seus poços em Maceió (AL). A iniciativa faz parte das ações propostas entre empresa e ANM. 
 
Entre as ações está a criação de uma área de resguardo em torno de 15 poços com a realocação de pessoas e desocupação de imóveis, além do monitoramento contínuo das áreas vizinhas. A estimativa é que esta área de resguardo envolva aproximadamente 400 imóveis e 1.500 pessoas. Nos demais poços, a recomendação é de que sejam adotadas medidas complementares de monitoramento, sem necessidade de realocação de moradores. 
 
A Braskem decidiu disponibilizar os recursos necessários e todo o planejamento para a execução das medidas em parceria com a Defesa Civil e demais autoridades. Todas as medidas e ações são baseadas nos estudos que o Instituto de Geomecânica de Leipzig (IFG), da Alemanha, referência internacional em geomecânica de poços de sal, vem fazendo a partir dos dados dos sonares executados nos poços de extração de sal da Braskem. Sabendo do impacto na vida das pessoas, a Braskem disponibilizou equipes para contatos com a comunidade por meio de postos de atendimento presencial nos bairros e do telefone 0800-006-3029 (ligações gratuitas, inclusive de celulares). O 0800-006-3029 começou a atender em 15 de novembro, de segunda à sexta, das 9h às 18h, exceto feriados. O site http://www.braskem.com/esclarecimento-alagoas reúne todas as informações relevantes sobre o tema. 

Veja também